O som do motor V-8 aspirado do Maserati GranTurismo vai ficar na lembrança, após o lançamento do futuro sucessor, que será 100% elétrico. A Maserati revela as primeiras imagens do protótipo de testes, devidamente camuflado — até nas rodas. Mesmo com a camuflagem, o novo GranTurismo não consegue disfarçar a familiaridade da silhueta.
As proporções deste novo cupê estão em linha com o atual modelo. É um 2+2 porém, por baixo das suas clássicas proporções, o novo Maserati GranTurismo apresenta novidades. Deverá ser o primeiro veículo 100% elétrico da marca.
Não é de hoje que a Maserati revela sua intenção de aderir à motorização elétrica. Promete que até 2023 todos os seus automóveis serão eletrificados, desde soluções semi-híbridas até os 100% elétricos, passando por híbridos de plugar. Mas caberá a um dos seus modelos mais emblemáticos apresentar-se como sendo o primeiro sem um motor de combustão interna, pelo que parece.
Serão três motores, um na dianteira e dois na traseira, ou seja, terá tração integral e vetoração por torque nas rodas traseiras. Mas parece que essa não seria a única opção motriz para o modelo. Talvez possa ter um modelo com o novo V-6 Nettuno, estreado pelo Maserati MC20.
Com tecnologia oriunda das pistas, é um 3-litros de 639 cv. O novo GranTurismo será acompanhado, mais tarde, por um GranCabrio. Mas antes disso deverá surgir aquele que será um dos degraus de acesso à marca italiana, o suve Grecale, que terá uma versão híbrida de plugar e uma totalmente elétrica.
AB