Miles Nürnberger criou modelos espetaculares, como os Aston Martin DBX, DB11 (foto de abertura) e Valkyrie. Mas está deixando a marca para assumir a liderança estilística das marcas Lada e Dacia, pertencentes à francesa Renault. O caso é digno de registro pelo desafio que enfrentará.
Ele estava há 13 anos à frente do departamento de estilo da Aston Martin, onde ingressou em 2008. Antes da AM, Nürnberger passou pela Lincoln, marca de luxo da Ford, entre 2000 e 2003, e depois foi para a Citroën e a Peugeot, onde esteve até 2007.
Com o ingresso na Aston Martin, no ano seguinte, Miles Nurnberger passou a ter a seu cargo o desenho exterior dos modelos da marca. O primeiro suve do fabricante, o DBX, assim como o esportivo Valkyrie e o conceitual Lagonda Vision EV, saíram de sua mente criativa. Em conjunto com Leighanne Earley, também do departamento de estilo da Aston Martin, criou as linhas dos especiais Victor e V12 Speedster.
Na Lada e na Dacia, Miles Nürnberger vai desempenhar papel semelhante ao que já detinha na Aston Martin, mas vai responder diretamente ao principal responsável pelo estilo dentro do grupo Renault, o holandês Laurens van den Acker. Ao mesmo tempo, o britânico deverá levar em conta aquele que é o novo plano estratégico delineado pelo italiano Luca De Meo, ex-Grupo Volkswagen e atual diretor executivo da Renault. Intitulado “Renaulution”, é a transição progressiva para a mobilidade elétrica.
Nürnberger entra nas novas funções a partir de primeiro de setembro próximo, assumindo o cargo até aqui desempenhado pelo espanhol Alejandro Mesonero-Romanos, que já deixou o grupo Renault para ingressar no departamento de estilo da Alfa Romeo, como noticiado no AE.
A romena Dacia está implementando uma nova imagem de marca e Nürnberger vai trabalhar inicialmente no suve conceitual Bigster, para transformá-lo na versão final de produção. Ao mesmo tempo, desenvolverá mais dois novos modelos, mas dos quais pouco se sabe.
A Lada tem a sua presença limitada aos mercados da Rússia e da Europa do Leste, mas Nürnberger assumirá a tarefa de fazer a primeira renovação profunda — em 45 anos — daquele que continua sendo o modelo mais icônico da marca, o Niva, que já rodou até aqui no Brasil faz 20 anos.
AB