No ano de 1971 a Honda chegou ao Brasil. Exatamente no dia 26 de outubro, em um pequeno escritório estabelecido no bairro da Pompeia, na cidade de São Paulo, a empresa deu início às operações da Honda Motor do Brasil Ltda.
As primeiras motocicletas Honda desembarcaram no porto de Santos, SP, trazendo a tecnologia japonesa e logo ficaram popularizadas. Em 1976 a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, na cidade de Manaus, AM (foto de abertura). O primeiro modelo produzido pela Honda em solo nacional foi CG, que completa 45 anos de existência.
“Quando a Honda se instalou em Manaus, iniciou-se um extenso programa de desenvolvimento local. Além da construção de uma fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região”, comenta Issao Mizoguchi, atual conselheiro executivo da Honda South America e o primeiro brasileiro nomeado como diretor executivo da empresa na América do Sul.
Com 45 anos de existência, a Moto Honda da Amazônia é hoje um complexo industrial que vai muito além da montagem de motocicletas. “A unidade é a mais verticalizada em produção de motos Honda no mundo, além de ser uma das maiores do Polo Industrial de Manaus (PIM). Ali são fabricados desde embalagens metálicas, moldes, ferramentas, tubos estruturais, até diversos componentes que integram o produto final, como escapamentos, rodas, guidões, chassis e outras peças”, explica Julio Koga, vice-presidente Industrial da Moto Honda da Amazônia.
Em Manaus, também são produzidos, desde 2001, os Produtos de Força Honda. Atualmente a empresa realiza a produção nacional de dois modelos de motores estacionários e três modelos de motobombas, além de oferecer a importação de roçadeiras, geradores e cortadores de grama, que são aplicações para a agropecuária, construção civil e jardinagem.
O sucesso no segmento de motocicletas abriu caminho para a Honda iniciar no Brasil sua operação de automóveis. Em 1992, foi a vez do Honda Accord desembarcar no porto de Santos, SP, como o primeiro automóvel importado pela marca. Em 1997 a marca inaugurou sua fábrica de automóveis, na cidade de Sumaré, SP. A operação teve início com a produção diária de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração. Em 2008 foi instalado o setor de PowerTrain, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores.
Otávio Mizikami, vice-presidente Industrial da Honda Automóveis do Brasil, declara: “Em 2019, inauguramos uma nova fábrica na cidade de Itirapina, SP, que conta com modernas instalações e inúmeros diferenciadores. A iniciativa demonstra o nosso compromisso com os brasileiros, em entregar produtos que superem suas expectativas”.
A Honda Automóveis acumula mais de dois milhões de veículos comercializados, entre suves, sedãs e monovolumes. Também importa os CR-V e Accord, esse último com motorização híbrida, dando início ao processo de eletrificação dos automóveis Honda no país. Atualmente são mais de 1,3 mil pontos de venda no Brasil, segundo informa a marca.
Desde 2015 é comercializado o HondaJet, jato executivo com motores sobre o topo das asas. Segundo a Honda esse posicionamento melhora a performance ao reduzir o arrasto aerodinâmico. O HondaJet é fabricado pela Honda Aircraft Company, nos Estados Unidos.
AB