No momento em que a GM segue com falta de componentes e é impedida de produzir Onix, o HB20, juntamente com o Fiat Argo, ganha a simpatia dos consumidores e apresenta bons resultados de vendas. A grade frontal que gerou tanta controvérsia no seu lançamento já tem melhor aceitação, assim como as lanternas traseiras, que aparentavam estar invertidas, mas não estão. Foram desenhadas para ficar nessa posição mesmo.
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Nesta semana a Hyundai nos emprestou esse modelo de entrada para que eu pudesse dar uma segunda opinião. O Bob Sharp dirigiu e fez uma avaliação completa em novembro 2020, agora é minha vez de analisar os principais atributos desde modelo de entrada que tem preço público sugerido a partir de R$ 61.890.
Motor e câmbio
Anos atrás se alguém dissesse que os motores 1-litro de três cilindros com aspiração atmosférica e quatro válvulas por cilindro atingiriam 80 cv de potência máxima, muitos diriam que seria impossível, apesar da marca mítica de 100 cv por litro ser o objetivo de todos os fabricantes. Acredito que ainda chegarão lá. O motor Kappa 1-litro tricilindro do HB20 entrega 75/80 cv a 6.000 rpm e tem torque máximo de 9,4/10,2 m·kgf a 4.500 rpm.
Os números de desempenho podem até ser frustrantes para os tempos atuais onde temos muitos carros atingindo os 100 km/h em menos de 10 segundos, portanto os 15,4/14,5 segundos podem decepcionar. Porém, dirigindo o carro, onde nem sempre estamos em plena aceleração (TPS 100%) a sensação em acelerações parciais é bem agradável, e percebe-se a força que ainda sobra caso se progrida um pouco mais no pedal da direita. A velocidade máxima de 158/161 km/h é facilmente alcançável, demonstrando a boa aerodinâmica dessa carroceria.
Com apenas 989 kg de peso em ordem de marcha, o consumo de combustível é um ponto positivo a realçar. No trecho de 110 km da rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h (real no GPS) entre São Paulo e Campinas o consumo foi 12,9 km/l de álcool, enquanto os números homologados junto ao Inmetro indicam 12,8/8,1 km/l em cidade e 14,6/10,1 km/l em rodovia.
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Outro destaque positivo fica para o câmbio manual de 5 marchas com engates muito leves e precisos. Poderia ter uma sexta marcha para melhorar consumo e reduzir ainda mais o nível de ruído interno. O esforço do pedal de embreagem também é agradável com boa modulação e a saída em rampa fica facilitada pelo assistente de partida em aclive. E como o Bob observou, o escalonamento do câmbio é bem adequado, e à medida que sobe marcha, as quedas de rotações são menores entre as marchas.
O gráfico mostra um escalonamento “acadêmico”, perfeito, com queda de rotação na trocas cada vez menores. Trocando no corte a 6.500 rpm, de 1ª para 2ª a rotação cai para 3.600 rpm; 2ª-3ª, 4.040 rpm; 3ª-4ª, 4.650; e 4ª-5ª, 5.220. À velocidade máxima em 5ª, o motor está a 5.730 rpm, apenas 270 rpm abaixo da rotação de pico de potência.
Para condução mais esportiva fica devendo um melhor escalonamento de pedal de freio com acelerador para permitir punta-tacco com maior facilidade. É possível faze-lo, mas exige uma reacomodação do pé direito.
Dinâmica veicular
Poderia dividir a avaliação em dois aspectos. O primeiro é quanto a conforto e movimentação geral da suspensão. Não tem nada que desabone o trabalho de calibração feito pelos engenheiros da Hyundai para o HB20 rodar no nosso solo lunar. O equilíbrio entre os eixos é bom e traz sensação de conforto para os ocupantes. A aspereza de rodagem é similar a outros veículos dessa categoria, e para ser melhor teriam que investir muito mais em buchas de suspensão e/ou subchassi montado por elastômeros, o que encareceria o produto.
O outro aspecto observado é o roll steer (esterço pela rolagem da carroceria). Ao entrar em curvas de raio médio, a rolagem da carroceria, mesmo que bem contida, provoca um aumento do esterço das rodas, fazendo com que o carro tenda a fechar mais a curva. Esse efeito é mais sensível em velocidades mais elevadas e apesar de não trazer insegurança ao veículo a ponto de perder a dirigibilidade, causa desconforto pelas correções de volante que são necessárias para manter a trajetória ideal.
Diâmetro do volante e empunhadura estão bem ajustadosO sistema de direção com assistência elétrica tem bom ajuste de esforço para todas as faixas de velocidade, com progressão indexada à velocidade. O volante de 370 mm de diâmetro permite boa empunhadura e possui os comandos do sistema de som e telefonia incorporado ao raio esquerdo.
Freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira são suficientes para o tamanho, peso e carga máxima de 431 kg do HB20, e a modulação do pedal de freio quanto a esforço x curso x desaceleração tem bom equilíbrio.
Carroceria
Por fora tem desenho compacto com tampa do porta-malas bem inclinada e destacada pelo defletor superior que vem incorporado. Na coluna traseira, a moldura plástica na cor preta faz a emenda do vidro da porta traseira com o vidro vigia traseiro, e passa a sensação de teto flutuante.
Os frisos cromados que proporcionam o efeito joia (jewell effect) foram suprimidos e deram lugar a peças pintadas de preto fosco ou preto brilhante, o conhecido Black Piano, um recurso para reduzir o preço dos componentes sem perder tanto em aparência, e ainda dando um ar jovial ao carro.
O conjunto final da obra ficou bom pois as linhas do carro ajudam, e por si só, os vincos que se vê desde o para-choque dianteiro, passando pelas laterais e finalizando na traseira, invocam o sentido de movimento ao veículo. Essas linhas são complementadas e realçadas pelos enormes faróis e lanternas traseira.
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No interior encontra-se a simplicidade sem ser pobre. Apesar de não vir equipado com central multimídia, coisa rara no momento atual, o rádio tem o mostrador montado de forma flutuante no centro do painel de instrumentos, os botões de operação são mecânicos e traz a comodidade de pareamento Bluetooth para reprodução de música ou chamadas telefônicas.
O sistema de ar-condicionado tem funcionamento silencioso e eficiente com comandos de operação bem posicionados na porção central do painel. O resfriamento da cabine é rápido e a manutenção de temperatura também. Adota o recurso de cortar o funcionamento do compressor em arrancadas e retomadas de velocidade, retomando a operação após alguns segundos, sem que chegue a ocorrer aquecimento da cabine. Recurso este muito bom para motores de menor potência, porém é utilizado também em carros de todas as faixas de potência.
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A simplicidade é vista também no ajuste manual dos espelhos retrovisores externos, nas calotas das rodas e na inexistência de regulagem do volante de direção. Mas o bom posicionamento do volante em relação ao banco do motorista permite boa posição de dirigir. Os bancos são revestidos em tecido e tem conforto acima da média para carros desse segmento.
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O conforto acústico é obtido através de ressonador no duto de admissão de ar, e bom trabalho de calibração de coxins de motor que filtram as vibrações inerentes ao motor de três cilindros. O painel corta-fogo (dash) tem revestimento fonoabsorvente, e a falta de revestimento na parte interna do capô não prejudicou o resultado final. Somente em rotações acima de 5.000 rpm é notado maior pressão sonora dentro da cabine.
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Veredicto
Se a busca é por um carro de baixo custo de aquisição e baixo custo de manutenção, visto que o HB20 tem preços de revisões tabelados, este pode ser uma das boas opções do mercado. Não tem um tamanho diminuto como os carros pequenos, e tem espaço suficiente para até 5 adultos. Quatro viajam confortavelmente.
A garantia é de 5 anos sem limite de quilometragem, e é dada por uma marca que se solidifica cada vez mais neste mercado, com ótimos índices de qualidade e reduzido nível de crítica de seus consumidores. Estaria aí a fórmula para o bom resultado de vendas que vem apresentando mês a mês?
GB
FICHA TÉCNICA HYUNDAI HB20 SENSE PACK 2021 | |
MOTOR | |
Designação | Kappa 1,0 12V CCVT Flex |
Descrição | 3-cil, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 71 x 84 |
Cilindrada (cm³) | 998 |
Potencia (cv/rpm, G/A) | 75/80/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm, G;/A) | 9,4/10,2/4.500 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo manual de 5 marchas e ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,909; 2ª 2,167; 3ª 1,346; 4ª 0,964; 5ª 0,774; ré 3,636 |
Relação de diferencial (:1) | 5,063 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção | n.d. |
Volta entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulica, dupla circuito em diagonal, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagerm |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (Ø mm) | Tambor/n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço com calota integral, 5Jx14 |
Pneus | 175/70R14T (Pirelli Cinturato P1) |
Estepe | Temporário T125/80D15M (Maxxis) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2.04 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.940 |
Largura | 1.720 |
Altura | 1.470 |
Distância entre eixos | 2.530 |
Distância mínima do solo | 160 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 989 |
Carga útil | 431 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 300 (930 com encosto do banco rebatido.) |
Tanque de combustível | 50 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,8/8.1 |
Estrada (km/l. G/A) | 14,6/10,1 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 15,4/14,5 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 158/161 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 5ª (km/h | 28,09 |
Rotação a 120 km/j em 5ª (rpm) | 4.270 |
Rotação à veloc, máxima (rpm) | 5.730 (5ª) |
Garantia (anos) | 5 sem limite km (comerciais 100.000 km) |
CORES | Branco Atlas, preto Onix (R$ 50.990,00), prata Brisk, prata Sand, cinza Silk e vermelho Magic (+ R$ 1.400,00) |
EQUIPAMENTOS HYUNDAI HB20 SENSE PACK 2021 |
ESTILO EXTERIOR |
Grade frontal e molduras unificadas na cor preta |
Rodas de aço com calotas integrais e pneus 175/70R14T |
ESTILO INTERIOR |
Bancos em tecido Knit preto ebony |
Maçanetas internas em preto fosco |
SEGURANÇA |
Alerta de cintos de segurança dianteiros desatados |
Apoios de cabeça (todos) com regulagem de altura |
Assistente de partida em aclive |
Barras anti-invasivas nas portas |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de 3 pontos com pré-tensionadores |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Freios ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Limpador e lavador do vidro traseiro |
Sinalização de frenagem de emergência |
Trava para crianças nas portas traseiras |
CONFORTO E COMODIDADE |
Ar-condicionado |
Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca |
Computador de bordo com 7 funções: autonomia, consumo médio, consumo instantâneo, tempo de viagem e hodômetro parcial (x2) |
Console central com porta-copos e porta-objetos |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Função 3-piscadas de seta |
Para-sóis com espelho e tampa corrediça |
Tomada de 12 V no console |
Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h |
Travas elétricas nas portas e porta-malas |
Vidros elétricos dianteiros |
Volante com comando de Bluetooth e telefone no raio esquerdo |
SISTEMA DE ÁUDIO |
Antena de teto curta traseira |
Rádio blueAudio com alto-falantes dianteiros |
CORES |
Metálicas: prata Brisk, cinza Silk, prata Sand |
Perolizada: vermelho Magic |
Sólida: branco Atlas, preto Onix |