A fábrica da Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, foi a primeira a instalar-se fora do cinturão industrial paulista. Desde o início de suas operações, a presença do Polo Automotivo em Betim, MG, transformou a economia e o perfil do município e do estado. Hoje a fábrica é o centro de um polo automobilístico que reúne mais de 120 fornecedores à sua volta. Atualmente, cerca de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros do Polo.
Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0. Com isso, o Polo possui plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial, informa a Stellantis. Se tudo começou num longínquo 1976, com o Fiat 147, em breve de suas linhas de produção sairá o Fiat Pulse, primeiro suve desenvolvido e fabricado em Betim.
“Há 45 anos a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, declarou o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, que prossegue, “como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automobilístico e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, finalizou.
O Polo Automotivo, além de ser uma fábrica, é também a sede da Stellantis para a América do Sul. A empresa, constituída em janeiro deste ano, é resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. É detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável. O Polo Automotivo de Betim é o maior centro de produção de conjuntos de motor e componentes de transmissão da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de conjuntos por ano. Ali são produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.
Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano. Desde sua fundação, produziu mais de 16 milhões de veículos, dos quais 3,6 milhões foram exportados. Ali estão empregadas 13 mil pessoas, cerca de metade de todo o efetivo de Stellantis na América do Sul. A pista de testes chama a atenção por estar localizada na esquina de duas avenidas (foto de abertura, em 2020).
Esta capacidade é obtida por estruturas como o Design Center e o Tech Center, que reúnem mais de dois mil engenheiros, projetistas e técnicos, fazendo do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento de classe mundial, divulga a marca.
O nascimento de um automóvel começa no Hub Center, onde as ideias tomam forma. Ali nasce o planejamento estratégico, a visão do produto e as definições mercadológicas que vão nortear o projeto. É um espaço de convergência e interação, que reúne as áreas de Brand, Produto, Mercado e Desenvolvimento de Produto. O consumidor também é chamado a participar desta etapa estratégica.
As ideias se materializam no Design Center e no Tech Center. No Design Center, o conceito começa a tomar forma, em desenhos que conectam funcionalidade e beleza. É um trabalho conjunto com o Tech Center, onde ideias, conceitos e desenhos ganham forma e funcionalidade mecânicas.
Uma área estratégica é o Development Center, um amplo espaço aberto, com 450 postos de trabalho e completa infraestrutura de apoio. Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura. Nele trabalham profissionais de todas as áreas envolvidas, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças, entre outras, que desenvolvem o plano de negócios (business case).
O Virtual Center e seus laboratórios fazem as validações virtuais do projeto à medida que ele avança, para que a evolução seja consistente. A Manufatura desenvolve os ferramentais e se prepara para a industrialização e futura produção do novo veículo. No Component Center todos os itens do novo veículo são avaliados. Surge o protótipo físico do veículo e começa a validação no Safety Center. O carro é submetido a vários tipos de testes físicos. Ao mesmo tempo, validam-se o processo de produção do veículo em linha e os parâmetros de qualidade.
Várias unidades do produto são submetidas a testes de rodagem sob a ótica do cliente, para avaliação de desempenho, segurança, conforto e vida a bordo. São percorridos milhões de quilômetros. Tudo pronto, começa a fase de pré-série, com a produção do novo modelo na linha, ainda em baixa cadência. O modelo é submetido à homologação junto aos órgãos governamentais. Tudo aprovado, o ritmo da linha de produção começa a ser acelerado. O novo carro está pronto para ser lançado.
Marcio Tonani, responsável pelo Tech Center Stellantis South America, que reúne e coordena a área de engenharia da empresa, explica o avanço do Polo ao longo dos anos: “O salto da Fiat foi dado em 2001, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Até então, fazíamos poucas etapas do processo de desenvolvimento de um veículo. Mas conseguimos acumular conhecimento e experiência, que nos tornaram capazes de desenvolver e projetar veículos a partir do zero”. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli tornou-se agora o Tech Center Stellantis South America.
No processo de desenvolvimento de um novo veículo, engenharia e projeto andam lado a lado. Isabella Vianna, 41 anos, mineira de Belo Horizonte, é a responsável por Cores e Materiais, Design Gráfico, Mopar e Realidade Virtual no Design Center. Ela é estudiosa e admiradora do design italiano, que é um dos principais diferenciadores dos carros da marca Fiat. “É a união da função e da beleza que transforma um objeto. Não basta ser bonito, ele tem que funcionar, ele tem que trazer uma existência funcional para o usuário ou mesmo para o próprio objeto”, explica. “O estilo italiano no carro Fiat é o nosso DNA e traz formas que são esculpidas, que contornam, desenhos mais limpos, que trazem suavidade e ao mesmo tempo esportividade, sensualidade”, finaliza.
Para a Fiat, o sucesso alcançado até aqui é só uma etapa do processo de fortalecimento da marca. Em breve chega ao mercado o Fiat Pulse, primeiro suve da marca desenvolvido e produzido no Brasil.
AB