O Grupo Volkswagen apresentou a sua nova estratégia de mercado, objetivando a liderança mundial no domínio da Mobilidade Autônoma Elétrica. Intitulada New Auto, tem como foco as novas tecnologias, maior variedade de veículos elétricos e o aumento da quantidade de serviços de software. Quer garantir maiores receitas já a partir de 2025.
Planeja uma redução das emissões de carbono por cada carro, ao longo do seu ciclo vida, em 30% se comparadas às emissões registradas em 2018. A Volkswagen e todas as empresas do grupo pretendem aumentar a oferta de veículos elétricos a bateria (EV) para 50%, com o objetivo de chegar a 2040 com praticamente todos os veículos fabricados pelo grupo com zero emissão. E mais, espera chegar até 2050 com uma operação totalmente neutra, do ponto de vista climático.
Também resultado desta transição, a Volkswagen prevê que os lucros e reservas de receitas passem, gradualmente, dos veículos com motores de combustão interna para veículos elétricos a bateria. O novo plano estratégico New Auto visa tornar o Grupo Volkswagen líder na mobilidade elétrica. Aliás, a fabricante alemã acredita que o mercado de veículos a combustão venha a cair mais de 20% ao longo da próxima década.
No entanto também acredita que a mobilidade individual, baseada em automóveis, continue a representar 85% do mercado de negócios do grupo, que anuncia um total de € 73 bilhões para investir em novas tecnologias, entre 2021 e 2025. Esse valor representará 50% da totalidade dos investimentos previstos para o mesmo período.
O grupo alemão reafirma neste seu novo plano estratégico que Estados Unidos e China, além da Europa, serão sempre os principais focos de atividade na sua disputa com a japonesa Toyota Motor Corporation pelo título de maior fabricante de veículos do mundo. Vale lembrar que em 2020 a produção divulgada pela Toyota foi de 9,5 milhões de carros, com a Volkswagen logo atrás, “no vácuo”, com 9,3 milhões, segundo os dados disponíveis. Uma diferença de 200 mil carros, ou aproximadamente 2,1%…
AB