O fim de semana de 12 a 14 de agosto é a data escolhida para mais um leilão da Mecum Auctions, que terá lugar em Monterey, Califórnia, nos Estados Unidos. O local é o Hyatt Regency Monterey Hotel and Spa. Será uma oportunidade única para conhecer de perto alguns dos veículos mais icônicos, com a previsão da presença de mais de 600 automóveis e motos, das mais variadas épocas.
Mas os grandes destaques são, certamente, os três raríssimos modelos fabricados por Carroll Shelby (11 de janeiro de 1923-10 de maio de 2012). O primeiro é um Shelby Cobra S/C 427 de 1967 (foto de abertura), que foi totalmente restaurado pela Robin Automotive, na Califórnia, com o objetivo de voltar a ser o mais próximo do estado original. Este carro já conquistou diversos prêmios, como o primeiro lugar no Competition Shelby Popular Vote no evento do Shelby Club, troféu de ouro na convenção do SAAC (Shelby American Automobile Club) em 1998 e os títulos de Best Cobra e Best Competition Cobra no encontro do SAAC de 1999, em Ann Arbor, em Michigan.
Além dele, destaque ainda para um Shelby Cobra 289 Roadster de 1965, que tem um passado muito original. Este modelo é conhecido por ter pertencido a Jim Inglese, fundador da Inglese Induction Systems. Diz a história que ao tentar instalar um conjunto de carburadores Weber neste Cobra, Jim Inglese teve tantas dificuldades em tentar fazê-los funcionar como desejava, que decidiu criar a sua própria empresa dedicada e especializada nesse serviço.
O terceiro Shelby desta lista é um dos apenas 36 Mustang GT 350R construídos em 1965, mas que segundo os registros, é aquele que conquistou mais vitórias. O Shelby chassi número SFM5R538 conquistou o SCCA Southeast Divisional Championship com Roger West, o seu proprietário original, mas depois de passar para as mãos de Charlie Kemp e de Pete Hood, somou mais 54 provas, com 42 delas terminadas, sendo que 32 destas foram na primeira posição. Há ainda um registo de 17 vitórias consecutivas entre 1968 e 1969.
Este Mustang GT 350R terminou uma restauração de dois anos nas instalações da Thoroughbred Restorations, com o objetivo de ser devolvido ao estado original, com o qual já conquistou o prêmio de ouro num evento do SAAC no início deste ano de 2021.
Mas além destes três modelos da Shelby, também estão confirmadas as presenças de carros como um Delahaye Type 135 Competition Court Teardrop Coupe de 1936, os Ferrari 500 Superfast de 1965 e 365 GTS/4 Daytona de 1972, e uma infinidade de veículos de todos os cantos do mundo.
Marcas icônicas como Jaguar, Land Rover, Aston Martin, Porsche, BMW, Volkswagen e um contingente de carros norte-americanos estarão expostos e poderão trocar de mãos durante o leilão.
AB