John Cooper foi um engenheiro britânico que teve um grande impacto no automobilismo de competição, inclusive na Fórmula 1, quando decidiu colocar o motor atrás do cockpit, solução que já vinha testando desde 1957. Com isso, garantiu os campeonatos de 1959 e 1960 para o piloto Jack Brabham. Também Alec Issigonis, amigo de Cooper, revolucionou o mundo do automóvel ao posicionar o motor transversalmente na dianteira do seu revolucionário Mini, em 1959.
Cooper viu de imediato o potencial competitivo do pequeno Mini e não foi preciso muito tempo para iniciar a montagem de uma pequena série do modelo modificado com freios de maiores dimensões e potência aumentada dos 34 cv para os 55 cv. Nascia assim o primeiro Mini Cooper.
A sua criação ganhou rapidamente fama, e o nome “Cooper” circundado por um anel vermelho passou a ser conhecida entre todos os entusiastas. Dois anos depois, em 1961, chegaria o modelo mais potente, o Mini Cooper S, que alcançaria a glória ao vencer por três vezes o Rali de Monte Carlo (1964, 1965 e 1967), contra rivais muito mais fortes.
Desde então, as modificações realizadas por John Cooper continuaram a ganhar fama e, em 2001, a marca “John Cooper Works” seria criada em conjunto com a MINI, na época já nas mãos do Grupo BMW. A colaboração com a família Cooper continuaria com o filho de John Cooper, Michael Cooper. A partir de 2008 o MINI JCW (John Cooper Works), a versão mais “apimentada”, tem sido o modelo topo da marca, com modificações no motor, nas suspensões e no escapamento, entre outros itens.
Agora, para marcar essas seis décadas de colaboração, desde os tempos da Cooper Car Company, em 1961, a MINI lança o Anniversary Edition, para os seus modelos Cooper, Cooper S e John Cooper Works, limitadas a 740 unidades. Comparado ao MINI John Cooper Works que conhecemos, as diferenças são estéticas. O motor é o mesmo 2-litros turbocarregado de 231 cv.
Os MINI Anniversary Edition têm a combinação de cores pelas quais os primeiros carros de corrida de John Cooper eram identificados, no caso, a cor British Racing Green Metallic e as icônicas duas faixas no capô e o teto em branco. Outras cores e combinações estão disponíveis também.
Em memória ao Cooper que venceu a sua primeira corrida, esta edição especial vem com o número 74 no capô e nas portas, numa alusão à vitória no Snetterton Lombank Trophy. Daí também o limite de 740 unidades citado acima.
No interior estão alguns elementos específicos da edição, como a aplicação do logotipo “Cooper” na base do volante e nas soleiras das portas. O anel vermelho que acompanha a marca de John Cooper pode ser visto em outros detalhes do interior. Para tornar esta edição mais especial, a assinatura de John Cooper está numa placa numerada no painel.
AB