Em sessão on-line a Fiat apresentou o novo 500e que chega com design inspirado no Fiat 500 de 1957. A pré-venda inicia-se imediatamente e vai até o dia 10 de setembro. O carro será comercializado em 10 concessionárias da marca em nove cidades (São Paulo com duas, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro), porém a reserva pode ser feita diretamente pelo site específico 500e.fiat.com.br com pagamento do valor da reserva com cartão de crédito.
O modelo terá versão única, ICON, ao preço de R$ 239.990, com quatro cores disponíveis (branco Ghiaccio, crigio Minerale, que é o cinza, nero Onice que é o preto, e verde Oceano). Para os 20 primeiros compradores será ofertada uma estação de recarga de 7,4 kW, o que permite carregar a bateria do veículo a 100% em 6 horas, para uma autonomia de 320 km.
Apesar de aparentar muita semelhança com o 500 de segunda geração lançada em 2007, o qual já vendeu mais de 40 mil unidades no Brasil, o 500e é uma nova plataforma, com 96% do conteúdo totalmente novo, denominada Mini BEV e traz dimensões maiores que o 500 atual, conforme mostrado na figura abaixo.
Eletrificação
O motor elétrico de 118 cv e torque instantâneo de 22,6 m·kgf está montado na dianteira do veículo, instalado em subchassi, transmitindo tração às rodas dianteiras. A bateria está alojada sob o assento do banco traseiro, permitindo boa distribuição de peso.
Em termos de desempenho a Fiat divulgou apenas o 0-100 km/h de 9 segundos e a retomada de velocidade de 60 a 100 km/h em 4,8 segundos. Ficaram nos devendo a informação de velocidade máxima, o que seria importante para poder compará-lo frente aos competidores diretos, Renault Zoe e Chevrolet Bolt.
Ainda segundo o fabricante, o novo 500e permite carga completa em corrente alternada (AC) com carregador de 11 kW em 4 horas, e com carregador de 7,4 kW em 6 horas, o que me leva a estimar a capacidade da bateria ser de 44 kW·h. Adicionalmente seria possível utilizar carregador do tipo corrente contínua (DC) de até 85 kW, permitindo atingir 80% da carga em cerca de 35 minutos.
O veículo possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, selecionáveis no console central, permitindo escolher a melhor maneira de dirigir o veículo. Acredito que o nível de regeneração de energia e autonomia são impactados pelo modo selecionado, porém só poderemos opinar quando tivermos a oportunidade de dirigir um veículo.
Estilo exterior
O Fiat 500e é o primeiro carro da marca a abolir o emblema-logotipo na grade, dando lugar ao exclusivo 500 de identidade do veículo. O para-choque dianteiro traz uma grade na parte inferior e os conjuntos ópticos apresentam um desenho luminoso bem marcante, batizados de “infinity mirroring”, sendo totalmente em LED, assim como as lanternas traseiras. Destaque para a parte superior, montada no capô do motor, com função de luz de rodagem diurna (DRL).
As rodas de 16” em liga de alumínio têm desenho raiado que combina com o estilo retrô dado ao novo modelo, e as maçanetas das portas foram integradas à carroceria, deixando a lateral do carro com desenho limpo e vinco retilíneo que conecta a abertura do capô do motor com as lanternas traseiras. Completando a vista externa há o defletor do teto, acima do vidro vigia traseiro.
Interior completo
O desenho retrô do interior é marcado pelo volante de direção com aro bicolor e apenas dois raios centrais, tal qual o modelo de 1957. Os comandos multifuncionais estão alocados nos raios, e através do volante tem-se a visão do quadro de instrumentos de 7”, com tela colorida e personalizável.
Ao centro do painel, que tem parte pintada na cor do carro, encontra-se a central multimídia com tela de 10,25” que permite a conexão de telefone celular utilizando as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de cabos. Associado a essa praticidade, logo abaixo está o alojamento do carregador de bateria de celular por indução (sem fio).
O sistema de navegação tem GPS integrado com possibilidade de localizar estações de carregamento. Permite também a programação de melhor horário para carregamento da bateria, agendamento de climatização, traz informações de consumo de energia, dicas de condução e possui Wi-Fi nativo para conectar até 8 dispositivos.
Por ser oferecido em pacote único de conteúdo, o novo Fiat 500e vem bem recheado para segurança e conforto dos ocupantes com detector de fadiga, reconhecimento de placas, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, auxílio de permanência em faixa, comutação automática de farol alto, assistente de estacionamento, chave presencial, acionamento eletromecânico do freio de estacionamento e desembaçador dos espelhos retrovisores externos.
Conclusão
Com este lançamento a Fiat utiliza a terceira geração de um dos seus modelos mais icônicos para entrar no mercado de carros elétricos no Brasil, e assim sentir qual será a receptividade dos seus clientes a essa tecnologia.
A projeção dos diretores da empresa é que até 2030 tenhamos cerca de 11% das vendas e mais de 400 mil carros elétricos sendo vendidos no Brasil anualmente. Para arrancar neste processo a estimativa é vender cerca de 120 Fiat 500e em 2021.
GB
Nota: o fabricante não divulgou a ficha técnica do veículo.