A notícia foi publicada pela Autocar do Reino Unido. A sétima geração da família Série 5 seguirá os caminhos das motorizações a combustão, híbridas e 100% elétricas. Embora com previsão para lançamento em 2023, a BMW prepara desde já uma verdadeira revolução na sua sétima geração do Série 5. Além do M5 híbrido, haveria um M5 100% elétrico. Novamente o objetivo anunciado é chegar ao final de 2030 vendendo apenas veículos híbridos recarregáveis ou 100% elétricos.
Para toda essa diversificação existe o recurso da versão mais evoluída da arquitetura modular CLAR (Cluster Architecture) e que é compatível tanto com motores a combustão, quanto híbridos e 100% elétricos. Pode dar origem a veículos de tração dianteira, traseira e integral. Com a entrada nesta nova fase, a BMW dará início ao lançamento de uma nova geração de motorizações elétricas.
E que, com início agendado para 2025, tem a designação de Neue Klasse, em referência aos sedãs que catapultaram a marca alemã para aquilo que é hoje. O então denominado BMW Neue Klasse era uma linha de sedãs e cupês produzidos entre 1962 e 1977, que garantiram a sobrevivência da marca após a crise financeira da empresa nos anos 50. De quebra, estabeleceram a identidade dos automóveis BMW como sedãs esportivos.
O futuro Série 5 manterá inicialmente os motores de quatro e de seis cilindros turbocarregados, assim como os motores a diesel. Mas, ao que tudo indica, não terá mais o V-8 de 4,4 litros com dois turbocarregadores que equipa o M550i xDrive. Este poderá ter uma versão melhorada do PHEV do atual 545e (foto de abertura), conjugando um seis cilindros em linha de 3 litros e 286 cv com um motor elétrico de 109 cv, para uma potência total combinada de 394 cv, que é enviada às quatro rodas através do sistema de tração total xDrive.
Quanto à versão M, o chefe do departamento de desenvolvimento de novos modelos da BMW, Klaus Fröhlich, garantiu que não haverá um M 100% elétrico até 2025. Isso poderá significar que o próximo M5 venha a ser um PHEV, mais precisamente com um V-8 turbocarregado conjugado a um motor elétrico, para uma potência combinada na faixa dos 760 cv.
AB