Enquanto o mercado esperava há muito tempo que a Jeep lançasse uma versão do suve Compass com dois bancos adicionais para acomodar 7 passageiros, veio a surpresa de um novo carro. Partindo da plataforma utilizada no próprio Compass, os engenheiros da Stellantis em Betim, MG, liderados pelo competente engenheiro Márcio Tonani, fizeram muito mais. Nasce assim o terceiro modelo Jeep da fábrica de Goiana, PE, um suve com 15 cm a mais de entre-eixos, bitolas dianteiras e traseiras aumentadas, e recheado de muita tecnologia, conforto e sofisticação.
Depois de 17 meses sem eventos presenciais fora de São Paulo, a equipe de comunicação da Jeep resolveu levar para Minas Gerais, no Circuito dos Cristais em Curvelo, um grupo reduzido de jornalistas divididos em três subgrupos em dias diferentes. Com todos os participantes testados e vacinados contra a covid-19, e seguindo os protocolos sanitários recomendados, foi possível conhecer o novo veículo e dirigi-lo em dois circuitos: Asfalto, utilizando o mesmo traçado já utilizado pela Stock Car, porém em condição noturna — para esta avaliação foi utilizada a versão flex 4×2; e fora de estrada, em trilha com vários obstáculos naturais e outros criados pelos engenheiros da Stellantis, para melhor avaliação das capacidades do novo utilitário na sua versão turbodiesel 4×4.
Se preferir, assista primeiramente o vídeo simplificado de apresentação do veículo com imagens captadas pela Ali Produções e edição do Márcio Salvo. O vídeo no padrão AE será feito quando da avaliação completa do novo modelo que chegará às concessionárias em outubro.. A pré-venda já foi iniciada com os seguintes valores:
Commander Limited 1,3-l turbo flex – R$ 199.990
Commander Overland 1,3-l turbo flex – R$ 219.990
Commander Limited 2,0-l turbodiesel 4×4 – R$ 259.990
Commander Overland 2,0-l turbodiesel 4×4 – R$ 279.990
Motores
São duas configurações de motor, o novo T270 1,3-l turbocarregado flex e o turbodiesel 2-l que recebeu melhorias para aumento do torque máximo e melhor resposta. As duas alternativas são oferecidas com câmbio automático apenas.
O moderno motor 1,3-l turbo flex de quatro cilindros tem construção do bloco e cabeçote em alumínio. O conjunto de 16 válvulas é acionado por comando único acionado por corrente, que traz o sistema MultiAir II de abertura e fechamento — sistema eletro-hidráulico que permite o controle totalmente flexível da duração e levantamento das válvulas de admissão. Esse moderno conjunto entrega 180/185 cv a 5.750 rpm e 27,5 m·kgf a 1.750 rpm.
Na configuração flex a tração é dianteira (4×2) através do câmbio automático epicíclico de 6 marchas com opção de troca de marchas manual através da alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Com o peso em ordem de marcha de 1.685 kg, o veículo alcança 100 km/h partindo da imobilidade em 10,4/9,5 segundos e a atinge a velocidade máxima de 200/202 km/h. É um bom desempenho para o porte do veículo e tipo de utilização a que se destina.
O consumo de combustível tem resultados medianos com 9,8/6,9 km/l no ciclo urbano e 11,8/8,3 km/l no rodoviário. O tanque de combustível de 61 litros permite fazer viagens longas sem necessidade de frequentes paradas para abastecimento.
O motor 2-l turbodiesel recebeu atualizações no turbocompressor, volante e conversor de torque, que em conjunto com a recalibração teve o torque máximo aumentado de 35,7 para 38,7 m·kgf a 1.750 rpm, mantendo a potência máxima em 170 cv a 3.750 rpm. Será necessário o abastecimento de Arla 32. pois o novo veículo já chega pronto para atender o nível 7 da norma brasileira de emissões que vigorará a partir de janeiro 2022.
O câmbio automático de 9 marchas é o mesmo utilizado nos outros modelos da marca com opção de trocas de marchas em manual através da alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. A tração é primordialmente dianteira com envio de torque para o eixo traseiro sob demanda e automático. No console central há um seletor para optar pela condução automática de tração, ou com opções de Snow (neve) ou Sand/Mild (areia e lama). Junto a alavanca de câmbio estão posicionados os interruptores para travamento do diferencial, controle automático de descida e 4×4 reduzida. Esta última é uma emulação de reduzida, pois a central de controle do câmbio força o engate da primeira marcha (arrancadas normais são em segunda marcha) e assim é mantido, dando força para subir até escadas, um dos obstáculos utilizados na avaliação.
O desempenho da versão turbodiesel é similar à da flex, apesar do maior peso em ordem de marcha, 1.908 kg, necessitando de 11,6 segundos para 0-100 km/h e velocidade máxima de 197 km/h.
Quanto ao consumo de combustível está homologado junto ao Inmetro 10,3 km/l na cidade e 12,9 km/l no rodoviário. Com esses dados podemos comparar que o km rodado tem custo aproximado de 35 centavos no diesel, 48 centavos com gasolina e 53 centavos com álcool, considerando os preços dos combustíveis na região de Campinas, SP, nesta semana.
Plataforma global
O novo Jeep Commander foi desenvolvido sobre a plataforma global Small Wide da antiga FCA, hoje Stellantis, e adota cerca de 80% de aço de alta e ultra-alta resistência. 20% do aço utilizado na construção tem processo de estampagem a quente conferindo altíssima resistência o que garante bons resultados nos testes de segurança e maior rigidez torcional à carroceria monobloco, resultando em melhor estabilidade e durabilidade do veículo.
Para permitir melhor utilização da terceira fila de bancos, a suspensão traseira foi redesenhada para aumento da bitola, e ao levar as rodas mais para fora abriu-se espaço interno e melhorou o conforto e acesso ao banco traseiro. A bitola dianteira foi aumentada para manter a dinâmica com a traseira.
A suspensão dianteira do tipo McPherson é montada com subchassi e traz amortecedores pressurizados, molas helicoidais e barra antirrolagem. Na traseira é adotado o conceito multibraço com barra antirrolagem. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados são concêntricos.
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O compromisso entre conforto e estabilidade obtido pelos engenheiros da área de dinâmica veicular foi muito bom. Trafegando pela pista de off-road nota-se que a movimentação de rolagem lateral da carroceria é bem contida e amortecida, sem causar desconforto aos ocupantes. Nas curvas do circuito asfaltado nota-se maior inclinação lateral da carroceria ao se exigir um pouco mais na aceleração lateral, mas, novamente, o compromisso da estabilidade com o conforto é bem equilibrado.
Ainda na pista de asfalto, o sistema de controle de estabilidade foi bem exigido e não se mostrou intrusivo para manobras de baixa aceleração lateral ou pequenos escorregamentos. Em manobras mais exigentes o sistema atua de forma segura e definitiva, ajudando o condutor a não perder o controle do veículo. Foi divertido ver as luzes de emergência (pisca-alerta) entrando em funcionamento nas frenagens no final das retas a cada volta, e mesmo assim, não foi observado fading.
O sistema de direção com assistência elétrica está calibrado para oferecer conforto e baixo esforço em situações de baixa velocidade. Segundo os executivos da Jeep, esse novo veículo deverá ter uma parcela significativa de mulheres ao volante, portanto era importante deixá-lo a contento para esse público-alvo.
A característica de resposta de direção lenta, também sentido em avaliação recente do Jeep Compass, foi esclarecida pelos engenheiros que se trata de um recurso para trazer mais conforto ao veículo, buscando o equilíbrio com a calibração da suspensão. Com esse recurso as respostas da carroceria são mais suaves proporcionando conforto a todos. Já a sensação de definição de centro do volante torna-se mais positiva com o aumento da velocidade.
Em se tratando de um veículo para uso misto entre cidade e campo, os ângulos de entrada e saída não poderiam ser desprezados, e apresentam 26 graus no turbodiesel e 21 graus no flex para o ângulo de entrada. Na parte traseira o turbodiesel tem 24 graus, enquanto no flex é 23 graus. Na altura livre do solo de 225 mm ambas versões se equivalem. E o diâmetro de giro de 11,5 metros está adequado para o tamanho do novo suve.
Design brasileiro
Todos estudos de estilo foram feitos pela equipe do centro de design da Stellantis em Betim, MG, sempre respeitando as premissas básicas do DNA Jeep na concepção do modelo. Os arcos de roda trapezoidais e as molduras envolventes da carroceria estão presentes, sendo pintados nas cores do carro na versão Overland e mantidos em cinza chumbo nas demais versões.
A grade de sete fendas é outra marca do DNA Jeep, e apesar de ter perdido na altura, seguem firme e fortes no preenchimento da frente do veículo. Na traseira o posicionamento mais alto das lanternas que se interligam através de barra horizontal deu impressão que o carro é mais largo que o já enormes 1.859 mm de largura. Mais uma vez alerto os engenheiros da CET que as larguras de faixas da avenida 23 de Maio em São Paulo terá que ser redimensionada, assim como as vagas de estacionamento.
O interior do veículo foi bem estudado para dar conforto e usabilidade aos ocupantes. Um total de 31 litros de porta-objetos estão espalhados pelo veículo e vem reforçados por itens de tecnologia, como carregador de bateria do celular por indução (sem fio).
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Espaço interno é o que não faltou para o Jeep Commander nos estudos e desenvolvimento final. São três fileiras de assentos, com capacidade para até sete lugares. O porta-malas tem volume líquido de 233 litros com os sete lugares disponíveis, podendo chegar a 1.760 litros se todos os bancos forem rebatidos. Na posição intermediária de 5 lugares o porta-malas tem o bom volume de 661 litros. Os bancos da segunda e terceira fileira tem ajuste de inclinação individualizado, permitindo maior conforto a todos passageiros. O rebatimento é bipartido nas duas fileiras, o que traz inúmeras configurações e muita versatilidade.
Outro ponto estudado pelos engenheiros do centro de design foram os materiais dos revestimentos do painel de instrumentos, painéis de portas e bancos. Acabamentos como o cobre no painel de instrumentos, filme decorativo e suede costurado são exemplos da sofisticação que foi dado ao carro. Sem apelar para o excesso de itens cromados, os estilistas conseguiram dar um ótimo efeito joia (jewell effect) ao interior do veículo. Além de utilizar materiais nobres, a execução e integração dos painéis de portas com revestimento dos bancos é muito bem resolvida.
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A Jeep inova e simplifica a decisão de compra ao não cobrar valores adicionais para qualquer das cores de revestimento interno (preto, marrom ou cinza), e o mesmo acontece com as cores externas, onde nem mesmo a pintura metálica ou perolizada tem custo adicional. Espero que esta iniciativa se torne padrão em outras fabricantes.
Rodas em liga de alumínio de 18 polegadas com pneus 235/55R18 são itens de série na versão Limited e 19 polegadas com pneus 235/50R19 equipam a versão Overland O acabamento diamantado da face com pintura escurecida ficou muito bem nos dois desenhos de rodas.
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Conectividade e tecnologia
Além do aplicativo Adventure Intelligence by Jeep Connect já disponível no Compass, o Commander inaugura a integração do Amazon Alexa ao veículo, facilitando a vida dos mais conectados e apreciadores dessas tecnologias. A tela do multimídia tem 10,1” permite espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay vem equipado com carregador de bateria por indução localizado no console central. Adicionalmente encontra-se com facilidade portas USB para uso em todas fileiras de bancos.
O quadro de instrumentos é o mesmo do novo Jeep Compass e pode ser configurado de acordo com a preferência do usuário. Comentei com os engenheiros a dificuldade de leitura que tive nos caracteres no quadro de instrumentos e na tela do multimídia, e se mostraram muito receptivos em analisar alternativas de melhoria futura.
Os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) são bem recheados e de série em todas as versões, apresentado controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego e tráfego transversal na retaguarda, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade e assistente de estacionamento.
O sistema de som Harman Kardron reproduz com alta fidelidade os 450 W de potência em 9 alto-falantes e um subwoofer, sendo que este último utiliza os dutos formados pela estrutura da cabine para transmitir o som grave. Com isso foi possível reduzir 40% do peso total do sistema convencional sem perder a qualidade sonora e o bom efeito de palco.
Mercado
O principal propósito da Jeep ao lançar o novo Commander é expandir sua liderança no segmento de suves. Com este novo veículo, a marca passa a marcar presença no segmento D-médio e fecha uma lacuna de modelos que existia entre o Compass e o Wrangler ou Cherokee.
Em paralelo, a marca aproveita para se posicionar em um novo patamar de sofisticação e coloca o Commander ao lado de veículos premiums importados, elevando assim o valor percebido da marca. O objetivo é atingir a todo público de suves do segmento D (grande) de 7 lugares com preços entre 200 e 350 mil reais, roubando consumidores que hoje estão fidelizados com marcas mais tradicionais nesse segmento. A conferir !
GB
FICHA TÉCNICA JEEP COMMANDER 1,3-L TURBO FLEX | |
MOTOR | |
Designação | TD270 |
Descrição | 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, comando de válvula único variável na admissão através do sistema MultiAir II e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta Visteco, turbocarregado com interresfriador, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 180/185 / 5.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 27,5 / 1.750 |
Corte de rotação (rpm) | 6.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico, 6 marchas à frente e ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,852; 6ª 0,672; Ré 3,185 |
Relação de diferencial (:1) | 3,683 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco ventilado/305 |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Disco / 320 |
Descrição | Freio de serviço hidráulico, assistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal de constante elástica linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,5 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7,5J x 18 |
Pneus | 235/55R18 (Limited) ou 235/50R19 (Overland) |
Estepe | n.d. |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.685 |
Carga máxima | 540 |
Reboque máximo sem freio/com freio | 400/1.500 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.769 |
Largura sem/com espelhos | 1.859/n.d. |
Altura | 1.682 |
Distância entre eixos | 2.794 |
Bitola dianteira/traseira | 1.577/1.589 |
Distância mínima do solo | 225 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | n.d. |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 233/661/1.760 |
Tanque de combustível | 61 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 200/202 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,4/9,5 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBE | |
Cidade (km/l, G/A) | 9,8/6,9 |
Estrada (km/l, G/A) | 11,8/8,3 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 52,9 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 2.270 |
Rotação à velocidade máxima em 5ª (rpm) | 4.800 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos |
FICHA TÉCNICA JEEP COMMANDER 2,0L TURBODIESEL | |
MOTOR | |
Denominação | |
Construção | 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, injeção direta Bosch Multijet II, turbocarregador de geometria variável com interresfriador, Diesel |
Cilindrada (cm³) | 1.956 |
Diâmetro e curso (mm) | 83×90,4 |
Taxa de compressão (:1) | 16,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 170/3.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 38,7/1.750 |
Corte de rotação (rpm) | 4.500 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico 9 marchas, tração dianteira e 4×4 sob demanda, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou borboleta atrás do volante |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,700; 2ª 2,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,0; 6ª 0,810; 7ª 0,700; 8ª 0,580; 9ª 0,480; Ré 3,805 |
Relação dos diferenciais (:1) | 4,334 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco ventilado/305 |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Disco / 320 |
Descrição | Freio de serviço hidráulico, assistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,5 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7,5J x 18 ou 7,5J x 19 |
Pneus | 235/55R18 (Limited) ou 235/50R19 (Overland) |
Estepe | n.d. |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.908 |
Carga máxima | 540 |
Reboque máximo sem freio/com freio | 400/1.500 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.769 |
Largura sem/com espelhos | 1.859/n.d. |
Altura | 1.700 |
Distância entre eixos | 2.794 |
Bitola dianteira/traseira | 1.572/1.590 |
Distância mínima do solo | 225 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | n.d. |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 233/661/1.760 |
Tanque de combustível | 61 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, D) | 197 |
Aceleração 0-100 km/h (s, D) | 11,6 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBE | |
Cidade (km/l, G/A) | 10,3 |
Estrada (km/l, G/A) | 12,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 74,2 |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.620 |
Rotação à velocidade máxima em 8ª (rpm) | 3.200 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos |
LISTA DE EQUIPAMENTOS JEEP COMMANDER 2022 | ||||
FLEX TD 270 | DIESEL TD 380 | |||
SEGURANÇA | LIMITED | OVERLAND | LIMITED | OVERLAND |
Alarme antifurto | • | • | • | • |
Alerta de colisão frontal e frenagem automática | • | • | • | • |
Alerta de saída de faixa | • | • | • | • |
Assistente ativo de manutenção de faixa | • | • | • | • |
Aviso de ponto cego | • | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais, laterais, cortina e joelhos do motorista (7) | • | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | • |
Frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestre e ciclistas | • | • | • | • |
Imobilizador de motor | • | • | • | • |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição de LED | • | • | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • | • | • |
Reconhecimento de placas de velocidade | • | • | • | • |
Sistema de freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • | • | • |
ITENS DE APARÊNCIA | ||||
Capa de proteção do motor | • | • | • | • |
Faróis em LED com comutação automática de farol alto | • | • | • | • |
Faróis de neblina | • | • | • | • |
Lanternas de LED | • | • | • | • |
Molduras na cor do veículo | – | • | – | • |
Para-choques na cor do veículo | – | • | – | • |
Rack de teto | • | • | • | • |
Rodas de alumínio aro 18? | • | – | • | – |
Rodas de alumínio aro 19? | – | • | – | • |
Teto solar panorâmico | – | • | – | • |
Volante com 3 raios com revestimento premium | – | • | – | • |
CONFORTO / COMODIDADE | ||||
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular | • | • | • | • |
Ar-condicionado digital e automático | • | • | • | • |
Ar-condicionado para segunda e terceira fileiras de bancos | • | • | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • | • | • |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas | • | • | – | – |
Câmbio automático de 9 marchas com opção de troca manual de marchas | – | – | • | • |
Chave presencial | – | • | – | • |
Computador de bordo: velocidade instantânea e média, hodômetro parcial, consumo instantâneo e médio, autonomia e temperatura externa | • | • | • | • |
Console central entre os bancos dianteiros com porta-objetos e porta-copos e descansa-braço com porta-objetos | • | • | • | • |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo | • | • | • | • |
Controle de velocidade em descidas | – | – | • | • |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro | • | • | • | • |
Direção eletroassistida | • | • | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior | • | • | • | • |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico | • | • | • | • |
Espelhos retrovisores externos elétricos, com repetidoras de setas integradas | • | • | • | • |
Iluminação no porta-luvas | • | • | • | • |
Para-sol com espelho, tampa e iluminação | • | • | • | • |
Porta-revistas no dorso dos encostos do bancos dianteiros | • | • | • | • |
Seletor de terrenos | – | – | • | • |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade | • | • | • | • |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro | • | • | • | • |
Tomada de força 12 V (duas frontais) | • | • | • | • |
Tomada de energia 127 V | • | • | • | • |
Tração 4×4 | – | – | • | • |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave e sensor de presença nas dianteiras | • | • | • | • |
Trava mecânica da tampa de combustível | • | • | • | • |
Vidro elétrico em todas as portas com acionamento um-toque e antiesmagamento | • | • | • | • |
Volante de direção com regulagem de altura e distância | • | • | • | • |
INFOTENIMENTO | ||||
Antena no teto | • | • | • | • |
Câmera de ré digital de alta resolução | • | • | • | • |
Carregador de bateria de celular sem fio (indução) | • | • | • | • |
Central multimídia com tela LCD tátil de 10,1?, navegador integrado, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rádio AM/FM, entrada USB e aux-in, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular | • | • | • | • |
Controles de rádio e do celular no volante | • | • | • | • |
Jeep Adventure Intelligence com Amazon Alexa | – | • | – | • |
Sistema de som premium Jarman Kardon – 9 alto-falantes e 1 subwoofer | – | • | – | • |
BANCOS | ||||
Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto | • | • | • | • |
Banco do passageiro com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto | – | • | – | • |
Banco traseiro bipartido e rebatível, com porta-objetos | • | • | • | • |
Banco traseiro na terceira fileira rebatível | • | • | • | • |
Bancos com revestimento premium | – | • | – | • |