Tendo cumprido parte do seu desenvolvimento no circuito alemão, era de se esperar que a Tesla levasse o modelo para tentar o recorde de volta para a sua categoria. Até porque o recorde estava nas mãos do maior concorrente… A marca americana já havia testado um protótipo há dois anos em Nürburgring, quando desenvolveu os parâmetros de chassi, gestão dos motores e a vetorização do torque para o modo de condução em pista (track mode).
Depois de muitas especulações sobre o real patamar de desempenho do Tesla Model S Plaid no lendário circuito alemão, agora ele passa a ser o carro elétrico de grande produção mais rápido em Nürburgring-Nordschleife, batendo o seu principal rival, o Porsche Taycan Turbo.
Marcou o tempo de 7min 35.579s para os 20,8 km, passando em 7min 30.909s pela marca de 20,6 km. Não se pode esquecer do fato que até setembro de 2019 o circuito utilizado para tentativas de recordes tinha 20,6 km. Os 7min 42.34s do Taycan Turbo foram obtidos em agosto de 2019, portanto ainda na pista 200 m mais curta. É normal e esperado que uma volta no traçado mais longo resulte num tempo entre 4 e 6 segundos maior.
O Model S Plaid tem três motores elétricos, um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro, que geram um total de anunciados 1.020 hp, ou exatamente 1.034 cv. Segundo Elon Musk, o Tesla Model S Plaid usado para obter este tempo é totalmente de linha de produção, ou seja, não recebeu qualquer alteração.
O próximo passo, diz Musk, será levar um outro Model S Plaid ao circuito, mas otimizado em aerodinâmica, freios com discos de material compósito carbono-cerâmico e pneus de competição.
Só a título de curiosidade, o Volkswagen ID.R continua sendo o elétrico mais rápido em Nürburgring, marcando para uma volta nos 20,8 km o tempo de 6min 05.336s, mas na categoria protótipo, e não como modelo em produção.
AB