A informação veio ontem direto de Wolfsburg: o Volkswagen Golf R Variant vem para matar as saudades de todos os aficionados pelo belíssimo estilo dos station wagons, em muitos casos mais bonitos e com melhor aerodinâmica do que os sedãs dos quais derivam.
Com o mesmo “aparato bélico” do Volkswagen Golf R, tem a mais o espaço adicional que sua carroceria permite, ou seja, 611 litros de capacidade no porta-malas, que podem crescer até os 1.642 litros com os bancos traseiros rebatidos. O entre eixos desse modelo é 58 mm maior do que o do Golf R.
Os 320 cv estão ali na frente, assim como o torque de 42,8 m·kgf. Para-choques específicos, defletores e difusores mais acentuados, rodas com 18 polegadas de diâmetro e pinças de freio pintadas em azul marcam a versão.
Detalhes em destaque são as quatro enormes saídas de escapamento opcionais, em titânio, da Akrapovic. Além de uma sonoridade bem mais grave, permite poupar sete quilogramas. Tem suspensão adaptativa e diferencial autobloqueante eletrônico. O software de calibração da direção é alterado para dar uma resposta mais direta aos comandos.
No interior os bancos esportivos têm detalhes em azul e pedais em aço inoxidável. Para viagens rápidas com a família, o motor 2.0 TSI (EA888 evo4) está combinado com o câmbio robotizado dupla-embreagem de sete marchas e sistema 4Motion de tração integral.
O Volkswagen Golf R Variant acelera de zero a 100 km/h em 4,9 s e atinge 250 km/h de velocidade máxima, um limite eletrônico que pode ser alterado para 270 km/h com a opção pelo Pack R-Performance. Além de elevar a velocidade máxima, esse pacote opcional acrescenta rodas com 19 polegadas de diâmetro e dois modos de condução extra, denominados Drift e Special, sendo que este último foi especialmente afinado no mítico circuito de Nürburgring-Nordschleife.
Enquanto isso, quem aqui aprecia esse tipo de veículo não o encontra mais. Acabou.
AB