O motor Wankel vai voltar, mas como extensor de alcance no suve elétrico Mazda MX-30, opção a ser oferecida a partir do primeiro semestre de 2022. Ao mesmo tempo, a fabricante anuncia os novos suves CX-60 e CX-80, que vão liderar a aposta da marca japonesa nos modelos híbridos plugáveis para a Europa.
Ainda não foram divulgados os detalhes técnicos que permitirão à Mazda unir o motor Wankel à bateria no Mazda MX-30, mas é garantida o sua volta como parte das tecnologias de eletrificação.
O motor rotativo também poderá ser utilizado nos modelos dos segmentos mais baixos da Mazda e seria introduzido no mercado na primeira metade de 2022, segundo noticiado. Não custa lembrar que a marca criou um novo logotipo que sugere uma carcaça de motor Wankel…
Quanto aos dois novos suves, eles seriam direcionados para a Europa. Ciente da importância desses veículos, a Mazda vai lançar dois novos modelos ao longo dos próximos dois anos, denominados CX-60 e CX-80. Seriam suves com, respectivamente, duas e três fileiras de bancos e serão os desbravadores da introdução, na Europa, de modelos híbridos plugáveis com motores a gasolina de 4 cilindros. Para outros mercados, provavelmente os Estados Unidos, está planejado o lançamento dos CX-70 e CX-90, que seriam suves de maiores dimensões.
Por fim, a partir de 2025 deverá ser utilizada a nova arquitetura dedicada a modelos elétricos da Mazda, com previsão de lançamento de diversos veículos a partir desse ano, com vista à eletrificação total da gama até 2030.
AB