Quem ouviu o som dos motores de quatro cilindros dos Alfa Romeo nas pistas brasileiras nos anos 1960 e 1970 não esquecerá jamais… Eram os GTA, GTAm e Giulia TI Super. Depois veio o P33/2 da Jolly Gancia, com motor V-8 a 90 graus e 1.995 cm3, já no final da década de 1960, com um som mais encorpado, diferente de todos os outros motores da época. Mas agora estamos a um passo de NÃO mais ouvir um Alfa Romeo…
Fazendo parte do grupo de marcas de prestígio da Stellantis, a Alfa Romeo acaba de revelar a sua estratégia para os próximos anos. O lançamento de um modelo novo por ano, de 2022 até 2027, quando se tornará 100% elétrico.
O anúncio foi feito pelo executivo-chefe da marca, Jean-Philippe Imparato, em declarações à agência Reuters. A ofensiva, em termos de modelos, começará já em 2022, com o suve Tonale, que será oficialmente apresentado em março de 2022.
O Tonale será um híbrido plugável, com motor de quatro cilindros turbocarregado, a gasolina, apoiado por um motor elétrico no eixo traseiro. Mas parece que nem tudo está totalmente perdido, pois Imparato reafirma que o prazer de dirigir um Alfa Romeo será preservado. Deve-se dar crédito ao executivo, que recentemente declarou que “não pretende vender um iPad envolto num automóvel”.
AB