Em meio às 100 marcas mais valiosas do mundo estão 15 fabricantes de automóveis. Todos os anos a consultoria americana Interbrand apresenta o seu relatório. São três os pilares de avaliação da Interbrand para formar esta lista. Desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; papel da marca no processo de decisão de compra; e força da marca visando salvaguardar as receitas futuras da empresa.
São ainda levados em conta outros 10 fatores no processo de avaliação divididos em três grupos: Liderança, Envolvimento e Relevância. No primeiro, Liderança, temos os fatores direção, empatia, alinhamento e agilidade. No segundo, Envolvimento, temos distinção, participação e coerência. No terceiro, Relevância, temos os fatores presença, afinidade e confiança.
Se no ano passado a pandemia afetou negativamente o valor das marcas de automóveis em contraste com o de outras marcas, sobretudo as marcas tecnológicas, que acabaram por se beneficiar com a aceleração da transformação digital, em 2021 constata-se uma recuperação do valor da indústria automobilística.
A primeira marca de automóveis entre as 100 marcas mais valiosas é a Toyota, que surge na sétima posição na classificação geral. A Mercedes-Benz é a oitava e a BMW está em 12º. A maior surpresa do ano foi a subida fulgurante da Tesla, para o 14º posto. Valorizou 184%. Não está errado não, cresceu de valor cento e oitenta e quatro por cento. Na foto de abertura, o Tesla Roadster.
A lista das 15 marcas de automóveis está a seguir.
7ª – Toyota; 8ª – Mercedes-Benz; 12ª – BMW; 14ª – Tesla; 25ª – Honda; 35ª – Hyundai; 46ª – Audi; 47ª – Volkswagen; 52ª – Ford; 58ª – Porsche; 59ª – Nissan; 76ª – Ferrari; 86ª – Kia; 96ª – MINI; 98ª – Land Rover.
Fora às marcas ligadas aos automóveis, as cinco marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Interbrand, são Apple, Amazon, Microsoft, Google e Samsung.
AB