As marcas de automóveis mais conhecidas do mundo estão em franca escalada para se preparar para os novos tempos. Tecnologia não só nos veículos que produzem, por vezes repletos de novidades que parecem coisa de ficção, mas acúmulo de conhecimentos em outras áreas diversificadas contam pontos cruciais para o futuro dessas empresas. A Volkswagen está fazendo a instalação e a operação da infraestrutura 5G por seus próprios meios. Além de garantir a segurança dos dados, cria conhecimento especializado para proporcionar à empresa uma margem competitiva maior.
A Fábrica Transparente de Dresden, na Alemanha, testa sistemas de controle de transporte sem condutores utilizando 5G. A Transparent Factory é uma fábrica e um espaço de exposição da Volkswagen, projetada pelo arquiteto alemão Gunter Henn. Foi inaugurada originalmente em 2002, produzindo o Volkswagen Phaeton, a versão elétrica do Golf (e-Golf) e também o Bentley Flying Spur. Desde 29 de janeiro deste ano ali é fabricado o ID.3 (foto de abertura).
Nessa unidade da marca estão sendo testadas tecnologias inovadoras na operação normal para a escala-piloto da série ID.3, e uma ilha 5G também foi colocada em operação. O controle em rede de um sistema de transporte sem necessidade de operadores está sendo desenvolvido em colaboração com a Porsche, a Audi e a Universidade de Tecnologia de Dresden.
Os sensores do sistema de transporte sem condutores transmitem os dados do ambiente para o computador na nuvem usando 5G. Isso calcula a rota para uma carroceria ID.3 e reenvia a informação em tempo real. O projeto em Dresden é financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha.
Enquanto isso, um projeto piloto na fábrica de Wolfsburg lança rede local 5G para suas operações de produção. Uma rede local estacionária 5G (campus network) já está disponível em sua principal fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, cobrindo inicialmente a ala piloto e o principal centro de desenvolvimento.
Está em teste se a tecnologia 5G atende às exigentes demandas da produção de veículos, visando o desenvolvimento da mesma para a produção industrial em série no futuro. Uma frequência de rádio 5G específica será usada para garantir uma transmissão de dados segura e sem atrasos.
“Com a implementação de nossa estratégia ACCELERATE, estamos trabalhando a toda velocidade para transformar as instalações da Volkswagen em fábricas inteligentes. Nosso objetivo é otimizar continuamente a produção e torná-la ainda mais eficiente e flexível. Acreditamos que a tecnologia 5G traz um grande potencial de inovação, desde o uso de robôs inteligentes e sistemas de transporte sem operadores ao controle em rede da fábrica e do maquinário em tempo real, com software remoto sendo gerado pelos veículos fabricados”, explica Christian Vollmer, membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável pela Produção e Logística.
Na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg existem até o momento cerca de cinco mil robôs, assim como muitas outras máquinas e sistemas. Uma transmissão de dados segura e sem retardos será necessária no futuro para monitorá-los. A latência, ou seja, o tempo necessário para que os dados sejam enviados através da rede, é reduzida significativamente com o uso de redes 5G, em comparação com outras tecnologias de comunicação sem fios, como a WLAN.
A tecnologia 5G proporciona tempos de latência extremamente curtos, de até um milésimo de segundo, taxas de transmissão na casa dos gigabits e uma confiabilidade considerável mesmo com alto índice de utilização. Essa comunicação sem fios em tempo real tornará possíveis pela primeira vez muitas aplicações inteligentes de fabricação.
Um cenário a ser testado na fase piloto, em condições de laboratório similares às reais em Wolfsburg, é o carregamento sem fios de dados para os veículos produzidos. Com altos níveis de digitalização e veículos totalmente conectados, o processo de produção exige que grandes quantidades de dados sejam transmitidas para os carros. A tecnologia 5G possibilita isso de forma mais rápida e a qualquer momento durante a produção.
AB