Face à necessidade de acelerar o desenvolvimento das baterias de nova geração (foto de abertura), a Mercedes-Benz e a Stellantis assinaram acordos e fizeram aportes de capital na Factorial Energy, sediada em Woburn, Massachusetts, EUA A negociação é para desenvolver tecnologias, bem como as próprias baterias, para veículos elétricos (BEV). A Hyundai Kia Automotive Group havia efetuado a mesma aproximação anteriormente. Cabe lembrar que a Stellantis já fez investimentos recentes em outros fabricantes de baterias também.
Na busca por maior alcance, segurança e rapidez de recarregamento, a Stellantis e a Mercedes-Benz buscam na parceria as novas tecnologias para as baterias de estado sólido e de alta tensão. O objetivo das duas fabricantes é ter baterias para testes já em 2022.
Não podemos esquecer que a Stellantis anunciou em meados deste ano o objetivo de contar com uma tecnologia competitiva para as primeiras baterias em estado sólido, até 2026. Voltada para este foco, a Factorial Energy desenvolveu uma tecnologia inovadora de estado sólido que remove aumenta o alcance e a segurança dos veículos elétricos.
Os avanços da Factorial Energy são baseados na utilização de material de eletrólito sólido exclusivo, o qual permite um desempenho seguro e confiável das baterias com eletrodos de alta tensão e alta capacidade. Ao contrário da tecnologia convencional de íons de lítio, esse material aumenta o alcance das baterias e é facilmente integrado às infraestruturas de fabricação das baterias atualmente existentes, sendo que este último ponto é de grande interesse dos fabricantes de veículos.
As baterias sólidas, com uma tecnologia que as torna mais seguras, mais rápidas de recarregar, com maior densidade energética e mais baratas, são tudo o que um fabricante de veículos elétricos pode desejar. Caso este tipo de acumuladores seja aprovado, os fabricantes de automóveis conseguirão reduzir o risco de incêndio em seus modelos, ao mesmo tempo que aumentarão o seu alcance e diminuirão os seus custos. Esse último é provavelmente o interesse número um.
A Mercedes-Benz anunciou um acordo semelhante com a Factorial Energy, para o desenvolvimento de baterias de nova geração para uma série limitada de modelos nos próximos cinco anos. Pelas especificações, devem ser equipamento de modelos de alto desempenho, nos quais os custos desta recente tecnologia poderão ser mais facilmente diluídos.
AB