A Renault acaba de divulgar o nome escolhido para aquele que será também o sucessor do Kadjar e cuja estreia está agendada para o primeiro semestre de 2022. O Austral (foto de abertura) será um veículo totalmente novo, marcado pela tecnologia, mas a fabricante não divulgou mais detalhes nem imagens. Vai se juntar ao Arkana, suve cupê.
Quanto ao Austral, a marca realça o fato de derivar da palavra latina australis, sendo também uma expressão presente em muitas línguas europeias, incluindo o francês. A Renault destaca que o nome Austral evoca as cores e o calor do hemisfério sul, e é um nome que convida a viajar, portanto, perfeitamente adequado a um suve.
O Austral ficará no lugar do Kadjar, apresentado no Salão de Genebra de 2015 e cujas vendas ficaram bem abaixo daquilo que era esperado, mesmo partindo da mesma base do Nissan Qashqai.
O Renault Austral será fabricado na unidade espanhola de Villamuriel de Cerrato, em Palencia, sobre a mesma arquitetura CMF-C (Common Module Family, tipo C), do novo Qashqai, que segundo a Nissan, tem aumento da rigidez estrutural na ordem dos 48%, mesmo sendo 60 kg mais leve. Essa família de arquiteturas é composta por cinco conceitos diferentes para veículos de portes diversos, resultante da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance.
AB