Quando a Nissan revelou o novo Z, em agosto de 2021, estava revelada a sétima geração. Nela, os projetistas buscaram inspiração nos mais de 50 anos de vida do Z, adicionaram um toque de modernidade e até esconderam alguns elementos sutis para despertar o olhar de quem o observa.
A vista lateral é provavelmente a visão mais reconhecida do esportivo da Nissan. A silhueta familiar da sua primeira geração, com a seção traseira mais baixa do que a dianteira, o nariz longo e a parte final mais curta, ainda mais enfatizados pela linha inclinada do teto, completam o visual.
No novo Z, os elementos dianteiros e traseiros, a altura das janelas e o painel das portas impressionam pelas proporções e pela beleza natural e agradável, segundo a marca.
Janelas laterais e o vidro traseiro são inspirados no Z de primeira geração. Na seção inferior do vidro traseiro do Z está uma mensagem gravada, “Desde 1969”, numa alusão ao primeiro Z, lançado naquele ano.
O capô manteve a protuberância central utilizada no primeiro Nissan Z, com uma saliência elevada e vincos acentuados, que ressaltam o nariz comprido e sugerem que ali está um motor de alta potência. A grade tem desenho retangular não só para permitir um amplo fluxo de ar para o motor V-6 com dois turbocarregadores como, ao mesmo tempo, faz referência a uma forma semelhante no Z original.
O logotipo na coluna C é uma referência ao emblema da primeira geração. Ele está na mesma posição, alguns centímetros ao lado do vidro traseiro.
As lanternas traseiras foram diretamente inspiradas nas gerações anteriores, incluindo a seção central escura característica.
O defletor traseiro “cauda de pato” foi uma adição popular nos Z de primeira geração, segundo a Nissan. O novo Z inspirou-se e fez sua própria interpretação desse acessório esportivo.
As rodas de 18 e de 19 polegadas inspiram-se nos desenhos tradicionais da marca. As de 19 polegadas recordam a lâmina da katana, a tradicional espada japonesa dos samurais.
O painel é funcional como o do Z original, segundo a marca. O console central bem definido simboliza seu motor dianteiro e tração traseira. Os três instrumentos no painel, sobre o console central são herança do original.
No centro, o novo Z apresenta os demais mostradores, com luzes de mudança de marcha, que avisam ao motorista o momento exato para a troca. A faixa vermelha começa exatamente quando o ponteiro do conta-giros está na vertical, herança das pistas.
(Texto baseado em pesquisa da Nissan Motor Co., Ltd.)
AB