A tradicional fabricante Royal Enfield acaba de tirar mais um “coelho da cartola”. Desde que chegou ao Brasil a marca vem buscando atender nichos de mercado ainda pouco explorados como, por exemplo, com a Meteor 350, uma custom sem concorrentes diretas até o momento, além da dupla de clássicas bicilindro mais acessíveis: Interceptor e Continental GT 650. Usando toda a base do modelo trail Himalayan, chega agora a Scram 411.
A nova motocicleta compartilha o mesmo motor com sua “irmã”, um monocilindro de 411 cm³ com potência máxima de 24,3 cv a 6.500 rpm e 3,2 m·kgf de torque máximo a 4.500 giros. O chassi e sistema de freios (com ABS em ambas as rodas) também não muda. Sua principal diferença está no conjunto de rodas com 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. A suspensão também foi alterada agora com curso 10 mm menor na dianteira e distância mínima do solo de 200 mm. Com isto a altura do banco ao solo é de apenas 795 mm – o que deve facilitar a vida de pilotos mais baixos.
O painel conta com o módulo de navegação Tripper porém perdeu o conta-giros. Outros itens que existiam na Himalayan não são vistos aqui são os protetores de tanque (que segue com 15 litros), bolha alta, entre outros. Segundo a marca, a intenção da Scram é oferecer um modelo mais ágil na cidade, com facilidade de pilotar mas ainda sim competente em estradas irregulares. Como já é comum na marca, serão sete opções de cores com três variações de acabamento, além de uma gama de acessórios.
Já disponível no mercado indiano, a nova motocicleta deve chegar na Europa e Ásia no meio do ano. A expectativa, até o momento, é que a chegada por aqui ocorra até o final do ano ou início de 2023. Confira abaixo o vídeo de lançamento.
LR