A Volvo anuncia um aumento de potência para o motor elétrico das versões híbridas plugáveis T8 dos suves XC60 e XC90, a fim de melhorar seu desempenho ao operar com o motor a gasolina desligado ou em operação conjunta. Agora os dois modelos obtêm 147 cv e torque de 31,5 m·kgf em modo elétrico e, em operação combinada, chegam a 468 cv e 72,3 m·kgf.
Com a potência adicional, agora o XC60 T8 acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos (antes 5,3 s) e o XC90 faz em 5,3 s (antes 5,6 s). Houve evolução também na bateria, que recebe capacidade de 18,8 kW·h ou mais 62% que na anterior. A Volvo informa alcance elétrico de 78 km no XC60 e 71 km no XC90, aumentos de 73% e 61%, na ordem. A nova bateria não afetou a capacidade de bagagem dos suves. De acordo com a empresa, o tempo da recarga completa vai de 5 horas (tomada 220V/16A) a 25 horas (tomada 120V/6A).
O XC60 recebeu também função de maior regeneração de energia, de modo a ser freado apenas tirando o pé do acelerador nas condições mais comuns de trânsito. O modelo vem com central de áudio com sistema operacional Google Automotive Services, câmera 360º, projeção de informações no para-brisa, assistentes ao motorista e frenagem autônoma de emergência. Maior e com sete lugares, o XC90 oferece ainda suspensão a ar com controle eletrônico de amortecimento e sistema de áudio Bowers & Wilkins com 1.400 W e 19 alto-falantes.
Preços:
• XC60 Inscription Expression – R$ 399.950
• XC60 Inscription – R$ 429.950
• XC60 R-Design – R$ 439.950
• XC60 Polestar – R$ 466.950
• XC90 Inscription Expression – R$ 509.950
• XC90 Inscription – R$ 553.950
• XC90 R-Design – R$ 563.950
FS