O Citroën C3 brasileiro de terceira geração, que está a algumas semanas do lançamento, já tem suas versões conhecidas. Registros de Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) descobertos pelo perfil de Instagram @placadoscarros mostram três opções do hatch compacto: C3 Live 1-litro, C3 Feel PK AT (siglas para Pack e para o câmbio automático) e C3 First Ed AT, ou seja, a série limitada First Edition.
O C3 Live, que pela regra da marca deve ser a versão mais acessível, usará o motor Firefly de 3 cilindros e 75 cv conhecido do Fiat Argo e agora disponível no Peugeot 208, mas até então não usado por um Citroën. O câmbio manual de 5 marchas deve ser o único oferecido na versão.
Para o C3 Feel Pack, o uso de câmbio automático (certamente o de 6 marchas, já em amplo uso na marca) indica a probabilidade de ter o mesmo motor 1,6-litro de 16 válvulas e 120 cv do 208. Vale notar que ambos os modelos recorrem à arquitetura CMP do grupo. Por sua vez, o C3 First Edition deve manter a parte mecânica do Feel Pack associada a novos detalhes de acabamento e conteúdos adicionais.
O novo C3, que já foi revelado na Índia (fotos), mede 3.980 mm de comprimento e 2.540 mm entre eixos, medidas que o mantêm no segmento de Argo, 208, VW Polo e Chevrolet Onix, entre outros. A versão indiana mostra um painel digital simples e elevada tela de 10 pol. para a central de áudio. A aparência externa do nacional será a mesma desse modelo, a julgar por fotos obtidas durante filmagens publicitárias. Na Índia ele oferece motores turbo (110 cv) e atmosférico (82 cv) de 1,2 litro.
Com produção em Porto Real (RJ), a faixa de preços do próximo Citroën deve girar entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, de acordo com a versão, coerente com o segmento.
FS