Exatos 10 anos depois de ser lançado no Brasil, o Ford EcoSport de segunda geração sai de produção na Índia, país que o fornecia para diversos mercados — incluindo a Argentina desde junho de 2021, quando ele deixou de ser feito aqui com o fechamento da fábrica de Camaçari, BA. A unidade fabril indiana de Chennai terá suas atividades encerradas nas próximas semanas, após produzir as últimas 1.500 unidades do suve compacto para cumprir contratos de exportação.
Ainda não é o fim definitivo do EcoSport no mundo, mas falta pouco: ele segue em fabricação por alguns meses apenas em Craiova, na Romênia, fábrica que logo será dedicada a carros elétricos. Além de brasileiros, romenos e indianos, Tailândia, Rússia e China também fizeram o EcoSport em algum momento.
A carreira do “Eco” iniciou-se no Brasil em 2003. Era um derivado local do Fusion europeu (sem relação com o sedã homônimo vendido nos Estados Unidos e também aqui) com jeito fora de estrada e motores diferenciados. O Duratec 2-litros do Mondeo e a tração integral, com componentes em comum à do Escape americano, foram recursos adotados pela engenharia brasileira e ausentes do projeto europeu.
A geração de 2012 deu ao EcoSport uma participação nos planos globais da Ford, sendo produzido em vários países com o mesmo desenho básico. Chegou a ser vendido nos EUA e em mercados europeus desenvolvidos, incluindo versões que não tivemos aqui, como o Ecoboost turbo 1-litro e o Ecoblue 1,5 turbodiesel.
FS