A Ford lança uma versão ainda mais “brava” da F-150 nos Estados Unidos, a Raptor R. Em vez do motor V-6 biturbo de 3,5 litros e 450 cv da Raptor conhecida, a Raptor R usa um V-8 de 5,2 litros com supercarregador similar ao do Mustang Shelby GT 500, que na nova aplicação produz 710 cv e 88 m·kgf. Em relação ao carro esporte, ele ganhou torque e ficou menos potente. Será boa a disputa com a Ram TRX de 712 cv.
A nova suspensão traseira tem maior curso e os amortecedores são FOX Live Valve com ajuste eletrônico. A picape recebe pneus de 37 polegadas (que são opcionais na V-6), cardã de diâmetro maior, novo conversor de torque no câmbio automático epicíclico de 10 marchas, escapamento de aço inoxidável e admissão de ar com fluxo ampliado. A altura livre do solo impressiona: 33 cm.
O escapamento com válvula ativa oferece quatro opções de som: normal, Sport, Quiet e Baja. Esses e outros ajustes do veículo, como direção, suspensão e tração, podem ser configurados, memorizados e acionados pelo botão “R” no volante. O estilo da F-150 Raptor R inclui capô 25 mm mais alto que na Raptor básica e nova grade. O interior traz bancos Recaro, detalhes em fibra de carbono e central multimídia com tela de 12 polegadas. A picape começa a ser produzida no fim do ano e tem preço de US$ 109.145 nos EUA, aumento expressivo sobre os US$ 81.705 da Raptor V-6 com os mesmos pneus.
FS