O Grupo Volkswagen e a Daimler falaram com seus colegas fabricantes para estabelecerem plataformas separadas para o uso de dados nos veículos para evitar passar informações importantes dos clientes à Google.
“Estamos atrás de conexão com os sistemas de dados da Google, mas ainda queremos ser donos de nossos próprios carros,” disse há poucos dias numa reunião da indústria em Munique, Martin Winterkorn, chefe do Grupo Volkswagen. “Há problemas potenciais rondando ao tornar tais dados disponíveis.”
Com os consumidores contando cada vez mais com conectividade plena, as fabricantes estão oferecendo cada vez mais serviços de internet nos seus produtos, bem como aplicando aos carros sistemas que permitem comunicação entre eles.
A Google, bem como a Apple, vêem nos sistemas de bordo oportunidade para crescer, oferecendo sistemas como o CarPlay da Apple e o Android Auto da Google para conexão com pessoas ao dirigir.
“É muito bom” que as fabricantes estejam estudando seus próprios sistemas de processamento e armazenagem da dados para evitar que se tornem dependentes “de terceiros”, disse Dieter Zetsche, chefe da Daimler, conversando com Winterkorn no evento. “Isso vai melhorar nossa posição ao trabalhar com a Google.”
A Google está procurando ir mais longe nos serviços de interface de bordo e mapas para as fabricantes. A gigante da internet desenvolveu um carro autônomo ovóide que poderia um dia concorrer frente a frente com as fabricantes de veículos.
Sem volante de direção e pedal de freio, o carro da Google parece mais um módulo de transporte. Essa visão vai de encontro às empresas fabricantes tradicionais que enfatizam o conforto e o prazer de dirigir.
“A Google procura acompanhar as pessoas durante o dia delas para gerar dados e depois usá-los para ganhos econômicos,” disse Zetsche. “É nesse ponto que um conflito com a Google parece pré-programado. É isso que temos de negociar.” (Automotive News Daily)
Ae/BS