O Honda Civic Type R adere à décima primeira geração do modelo com um promessa: ser vendido no Brasil a partir do próximo ano, o que nunca ocorreu com seus antecessores. As expectativas de adotar mecânica híbrida, câmbio de dupla embreagem ou mesmo tração integral não se confirmaram: o Type R continua com motor turbo de 2 litros, câmbio manual de 6 marchas e tração apenas dianteira.
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Baseado no Civic hatchback, ele não substitui no exterior o Si, que ocupa um patamar inferior em potência e usa a carroceria de 3 volumes. O motor K20 foi revisto para ganhar potência, mas a Honda ainda não divulgou quanto. O anterior tinha 310 cv e torque de 40,8 m·kgf. O tempo de 0 a 100 km/h deve se manter na faixa de 5 segundos. No chassi, as rodas diminuíram de 20 para 19 pol., agora com pneus 265/30. O alto aerofólio, os para-lamas largos e a tripla saída de escapamento deixam claras as intenções desse esportivo.
Apesar do desenho conservador, o painel do Type R traz um interessante quadro digital que pode assumir modos bem diferentes, assim como o registro de dados Honda LogR, que exibe e armazena informações do comportamento do carro. Os bancos-concha podem ter revestimento vermelho em padrão camurça. O preço do Type R nos Estados Unidos está previsto na faixa de US$ 40 mil.
FS