Depois da Chevrolet Colorado, a GM apresenta nos Estados Unidos a nova geração da GMC Canyon, picape derivada do mesmo projeto. No modelo anterior as duas compartilhavam a arquitetura com a S10 brasileira. A Canyon 2023 ganha um aspecto imponente, com linhas retas e angulosas em vez de arredondadas, e oferece três opções de altura de rodagem: normal, com mais 51 mm de vão livre (versões Elevation, AT4 e Denali) e com 76 mm de aumento sobre a normal (versão AT4X, que usa pneus de 33 pol. (840 mm) de diâmetro.
Apenas cabine dupla está disponível. A tampa da caçamba tem um compartimento integrado, acessível quando ela está aberta. O interior parece de carro de luxo na versão Denali e oferece itens como painel digital, tela de 11,3 pol. para a central de áudio, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, teto solar, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, volante aquecido, sistema de áudio Bose e projeção elevada de informações.
Os auxílios à condução passam por assistente de pontos cegos, controle de velocidade de viagem adaptativo, frenagem automática de emergência, comutação automática de faróis e até 10 visualizações de câmera. A versão AT4X, além da maior altura mencionada, traz bloqueio dos diferenciais, proteção inferior e mais um modo de condução (Baja) no seletor. A série especial AT4X Edition 1 inclui para-choque dianteiro mais robusto, guincho integrado e rodas específicas de 17 pol.
Um só motor equipa a Canyon por enquanto: o 4-cilindros turbo a gasolina de 2,7 litros com 314 cv e 69,4 m·kgf, opção mais potente disponível na Colorado. Se a potência supera em apenas 2 cv a do antigo V-6 de 3,6 litros, o torque cresceu mais de 2 m·kgf. O câmbio é sempre automático epicíclico de 8 marchas com tração traseira ou nas quatro rodas. A GMC começa a vender a picape no início do próximo ano com preços a partir de US$ 40 mil (R$ 206 mil). A AT4X Edition 1 sai por US$ 63.350 (R$ 326 mil).
FS