A Ford está testando uma nova tecnologia de faróis que, além de aprimorar a visão noturna, usa a pista como tela para projetar informações ao motorista sem tirar a sua atenção da via. Entre outras aplicações, o sistema com luzes de alta resolução desenvolvido na Europa permite indicar o limite de velocidade, dar orientações de direção e informar sobre as condições do tempo.
Um veículo viajando a 90 km/h percorre 25 metros por segundo. Assim, mesmo uma olhada rápida na tela de navegação do carro pode resultar em “dirigir às cegas” por dez metros ou mais. Numa estrada não iluminada, isso pode significar a perda de um sinal importante ou da aproximação de uma curva.
Os faróis de alta resolução podem beneficiar também outros usuários da estrada, projetando, por exemplo, uma faixa de pedestres quando a marcação na via estiver desgastada ou fraca. Ou, ainda, indicando o caminho ao motorista para que os ciclistas passem a uma distância segura. A tecnologia pode informar também sobre mudanças nas condições do tempo, como neblina, chuva ou geada à frente. Conectando o farol ao sistema de navegação, é possível antecipar as próximas curvas e projetar a largura do veículo na via, ajudando o motorista a avaliar se ele passa em determinado espaço ou cabe numa vaga de estacionamento.
FS