Em agosto de 2021 a Fiat apresentou através de sessão on-line o novo Fiat 500e demonstrando suas características para uso urbano. Nesta semana, finalmente, recebemos o carro para a avaliação tradicional do AE onde comprovamos a sua vocação. Não que o desempenho em uso rodoviário seja sofrível, muito pelo contrário, é fácil manter velocidades de 100 a 120 km/h, porém a autonomia declarada pelo ciclo WLTP de 320 km torna-se 260 km no uso real, impossibilitando escapadas mais longas enquanto não tivermos no Brasil uma rede de carregadores públicos de alta potência bem distribuída.
O 500e permite carregamento em corrente contínua (DC) de até 85 kW, o que seria suficiente para carregar sua bateria de 42 kW.h em cerca de 30 minutos. Em corrente alternada (AC), a potência de carregamento máxima é de 11 kW, exigindo até 4 horas para o carregamento completo.
O carro é anunciado na sua versão única, Icon, no site da marca por R$ 255.990 para o estado de São Paulo onde o ICMS é maior que os demais estados. Se preferir assista primeiramente ao vídeo de apresentação e avaliação gravado na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP:
Propulsão elétrica
O desempenho do veículo de 1.352 kg de peso em ordem de marcha com o motor elétrico de 118 cv e 22,6 m·kgf de torque máximo e instantâneo é bem agradável, e responde bem ao primeiro toque no pedal do acelerador. Em acelerações mais vigorosas, saindo da imobilidade é possível sentir o grito dos pneus, e dependendo da sujeira no piso o controle de tração entra em ação.
A Fiat declara 9 segundos para atingir 100 km/h partindo da imobilidade e 4,8 segundos na retomada de 60 a 100 km/h, porém é nas acelerações entre 20 e 60 km/h que se nota a agilidade do carro para trajetos urbanos. A velocidade máxima de 150 km/h é facilmente atingível, porém nessa condição a carga da bateria é drenada muito rapidamente.
A diferença entre os três modos de condução (Normal, Range ou Sherpa) é como o veículo responde nos seus diversos sistemas. Em modo normal é praticamente como dirigir um carro com motor a combustão. A desaceleração de freio motor é suave e consequentemente a regeneração de energia também. Todos os demais sistemas que consomem energia da bateria estão operacionais, e para o ar-condicionado existe a opção de deixá-lo na função econômica.
Em modo Range a desaceleração é mais acentuada ao aliviar o pedal do acelerador, até a parada completa, sem que seja necessário tocar o pedal de freio. É o modo conhecido em outras marcas como “one-pedal” (um pedal), onde é possível fazer a modulação da frenagem apenas pelo pedal do acelerador. Após aquele tempo de familiarização fica mais agradável e menos cansativo dirigir dessa maneira nos trajetos urbanos. Para trajetos rodoviários, entretanto não é a melhor escolha.
O modo Sherpa é o que permite o maior alcance com a carga da bateria. Os principais consumidores elétricos são desligados, incluindo ar-condicionado e tela da central multimídia. O desempenho do carro fica limitado em termos de velocidade, porém não senti perda na capacidade de aceleração do veículo. Sherpa é o nome dado aos montanhistas do Himalaia que fazem longas caminhadas e são normalmente contratados pelos visitantes para carregar suas bagagens.
Dinâmica veicular
A calibração da suspensão do Fiat 500e está mais ajustada para pisos lisos e com poucas imperfeições como os encontrado nos EUA, ou em rodovias como a Bandeirantes e Castello Branco. Para o nosso piso habitual o carro ficou incômodo e há uma movimentação excessiva e desordenada dos eixos dianteiro e traseiro, trazendo desconforto.
Utilizando o tradicional McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, a engenharia da Fiat teria competência e conhecimento para fazer um ajuste mais adequado ao piso brasileiro. Nota-se um excesso de carga nos amortecedores traseiros, que poderia ser aliviado, mesmo considerando a concentração de massa próximo ao eixo traseiro devido a bateria.
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Outro item que incomoda e poderia ser melhorado é o ruído de rodagem oriundo do eixo traseiro quando trafegando por piso de paralelepípedo ou asfalto muito rugoso. As medições de ruído mostraram que em aceleração realizada na estrada das Cabras o ruído é bem pronunciado, já as medições em piso liso em velocidades constantes a resposta é aceitável.
Medições de ruídos em diversas condições – Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A direção tem assistência elétrica e está bem ajustada com os sistemas de auxílio ao motorista para permanência em faixa e alerta de saída involuntária. A definição de centro é positiva e permite boa precisão para contorno de curvas. Nas manobras o esforço é adequado e o entre eixos curto permite excelente diâmetro de giro de 9,6 m.
A modulação do pedal de freio é progressiva e tem boa integração com o sistema de freio regenerativo, permitindo encontrar com facilidade a pressão ideal de aplicação do pedal para a desaceleração necessária. Em frenagens constantes mais vigorosas não foram notados sinais de fading ou aumento do curso do pedal do freio, mostrando que o conjunto de discos ventilados na dianteira e tambores na traseira está bem dimensionado para a massa e desempenho do carro.
Completo no interior
O conforto e acomodação para duas pessoas nos bancos dianteiros é perfeito, já o acesso ao banco traseiro exige um esforço adicional para pessoas de maior estatura, e praticamente inviável para qualquer biotipo com mais de 1,80 m. A posição de dirigir é facilitada pelos ajustes elétrico do banco e ajuste de altura e distância do volante.
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A visibilidade do quadro de instrumentos é perfeita, mesmo porque o quadro tem formato compacto com todas informações bem distribuídas. Na central multimídia de 10,25 pol., ao centro do painel de instrumentos, acontece o mesmo. São várias telas para navegar e fazer todos os ajustes disponíveis, espelhamento por Android Auto, Apple CarPlay e logo abaixo está o compartimento para carregamento por indução de bateria de celular.
Por meio dos comandos do volante multifuncional é possível modificar a visualização do quadro de instrumentos, acionamento do controle de velocidade de cruzeiro, ativação do sistema de permanência em faixa e na parte traseira do volante estão os comandos do bom sistema de som que equipa o carro.
O seletor de marchas P-R-N-D fica posicionado logo abaixo dos comandos do sistema de ar-condicionado, e inova ao utilizar teclas seletoras, em vez de alavanca ou comando rotativo como em outros veículos. No console central está o seletor de modos de condução e ao seu lado o comando de volume de rádio do tipo rotativo, facilitando o uso pelo motorista ou passageiro.
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A Stellantis usa e abusa na distribuição de compartimentos porta-objetos no interior dos seus veículos, e apesar do pequeno tamanho do carro, a quantidade espalhada pelo interior do carro é bem generosa. No console central são dois, ambos com tampa, sendo que um tem a função de apoio de braço central. Tudo muito bem distribuído e convenientemente posicionado.
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Conclusão
O Fiat 500e traz elementos que relembram suas raízes e foram bem explorados pelos designers do fabricante adotando rodas de estilo raiado, faróis de formato circular, com luz de rodagem diurna incorporada, e com o requinte de ter duplo elemento, um deles instalado no capô do motor.
Ao oferecer um bom conteúdo tecnológico e um alcance limitado pela capacidade das baterias o subcompacto elétrico da Fiat torna-se uma boa opção para segundo carro da família, e continua a ser um carro de nicho de mercado, assim como a versão a gasolina tem sido ao longo dos anos.
GB
FICHA TÉCNICA FIAT 500e 2022 | |
MOTOR | |
Descrição | Motor elétrico assíncrono trifásico dianteiro transversal |
Potência (cv/rpm) | 118/4.200 |
Torque (m·kgf/rpm) | 22,4/0 a 3.733 |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | Íons de lítio |
Capacidade (kW.h) | 42 |
Tensão (V) | 350 |
Potência máxima de carga (AC/DC, kW) | 11 / 85 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Direta com redutor de saída por par de engrenagens cilíndricas helicoidais |
Relação do redutor (:1) | 9,6 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,6 |
FREIOS | |
Tipo | Assistência hidráulica por bomba dedicada |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/281 |
Traseiros(Ø mm) | Tambo/r203 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5Jx16 |
Pneus | 195/55R16 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatch compacto, 2 portas, 4 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.632 |
Largura sem/com espelhos | 1.683/n.d. |
Altura | 1.527 |
Distância entre eixos | 2.322 |
Bitola dianteira/traseira | 1.470 / 1.460 |
Distância mínima do solo (mm) | 147 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.352 |
Carga útil (kg) | 338 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Porta-malas (L) | 185 (505 com banco traseiro rebatido) |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,05 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9 |
Velocidade máxima (km/h) | 150 |
Relação peso-potência (kg/cv) | 11,4 |
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA | |
Médio (km/kW·h) | 7 |
Alcance (km, ciclo NEDC) | 320 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos / 8 anos para bateria sem limite km |
EQUIPAMENTOS FIAT 500e 2022 |
CONFORTO |
Ar-condicionado digital |
Banco do motorista com regulagem elétrica |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Carregador para smartphone por indução (sem fio) |
Central multimídia integrada com tela de 10,25 pol montada em posição flutuante, com espelhamento por Android Auto e Apple CarPlay |
Conexões: 1 USB dianteiro e Bluetooth |
Controles do áudio no volante |
Quadro de instrumentos digital |
Teto solar elétrico |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Chave presencial com sensores nas maçanetas externas |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para três bancos infantis, sendo um no banco dianteiro |
Freio de estacionamento eletromecânico automático integrado no comando “P” do câmbio |
Kit de reparo de pneus |
Partida do motor por botão |
Rodas de liga de alumínio de 16 polegadas |
Sensor de monitoramento interior |
Sistema de frenagem automática de emergência |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
Sistema de permanência no centro da faixa |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas |
Vidros elétricos nas duas portas um-toque |
Volante com regulagem de altura e distância |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais) |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução um-pedal |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento traseiro |
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO |
Faróis com acendimento automático |
Faróis de neblina de LED |
Faróis Full LED |
Luz de seta dianteira e traseira em LED |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
INTERIOR |
Descansa-braço dianteiro entre os bancos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Volante revestido em couro |