Chega ao Brasil a nova geração do Range Rover, o suve mais luxuoso da Land Rover, que não tem sido mais identificado como Vogue pela empresa. À venda a partir de setembro, o modelo vem em duas opções de motores: D350 MHEV Ingenium de seis cilindros em linha a diesel e P530 V8 a gasolina. As quatro versões de acabamento são Range Rover SE, Autobiography, First Edition e SV. Opções híbridas plugáveis (PHEV) estão previstas para 2023, e as elétricas (BEV), 2024.
O trabalho de estilo do novo Range Rover conseguiu modernizá-lo sem perder a conexão com as gerações anteriores, a primeira delas lançada em 1970 como primeiro suve de luxo no mundo. As lanternas traseiras delgadas chamam atenção e, como em outros modelos da marca, as maçanetas retráteis só aparecem quando as portas são destravadas. A carroceria e a estrutura usam alumínio dentro do conceito de arquitetura modular chamada de MLA-Flex. O Cx é 0,31. O suve tem comprimento total de 5.052 mm, largura de 2.047 mm, altura de 1.870 mm e entre -eixos de 2.997 mm.
No sofisticado interior, o novo Range Rover traz materiais têxteis da marca Kvadrat (cuja produção emite apenas um quarto do CO2 do couro tradicional), bancos climatizados com função de massagem, cancelamento ativo de ruídos e sistema de som Meridian Signature de 1.600 W, que inclui alto-falantes nos quatro principais apoios de cabeça. A central de áudio Pivi Pro oferece a maior tela sensível ao toque da marca, de 13,1 polegadas, e os passageiros traseiros podem desfrutar de telas sensíveis ao toque de 11,4 pol. atrás dos bancos dianteiros com controle no apoio de braço central.
A tecnologia InControl faz a interface entre a tela da central e o celular do usuário, pelo qual se pode dar partida no motor, fazer ajuste de temperatura interna, conferir o nível de combustível e acionar travas e alarme. O sistema de purificação do ar da cabine promove a redução de alérgenos e remoção de patógenos. A capacidade de bagagem é de 1.050 litros.
O Range Rover foi o primeiro suve de luxo a apresentar suspensão a ar com controle eletrônico, em 1992. O novo modelo combina esse recurso à chamada suspensão preventiva, que usa os dados de navegação para ler a estrada à frente e preparar a suspensão. O esterçamento das quatro rodas auxilia o motorista em manobras. Outras tecnologias são seletor de modos de terreno (Terrain Response) e câmera de 360 graus com função de capô transparente, que mostra a frente do veículo através de uma câmera frontal.
O novo motor a gasolina do P530 é um V-8 biturbo de 4,4 litros com injeção direta, 530 cv e 76,5 m·kgf, que oferece consumo 17% menor que o do modelo anterior. Com peso de 2.585 kg, esse Range Rover acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos com velocidade máxima de 250 km/h. No D350, o seis-cilindros turbodiesel com sistema semi-híbrido MHEV inclui alternador que também funciona como motor elétrico e carrega a bateria de lítio de 48 volts. O conjunto obtém 350 cv e 71,4 m·kgf para 0-100 em 6,1 segundos e máxima de 234 km/h; nessa versão o peso é de 2.505 kg. Nos dois casos é empregado câmbio automático epicíclico de 8 marchas com tração integral.
Os preços do novo Range Rover partem de R$ 1.160.650 na versão D350 SE e chegam a R$ 1.604.170 na versão P530 SV. Os 50 primeiros clientes receberão uma miniatura especial do modelo, criada em alumínio, entregue em uma caixa de presente exclusiva com certificado de autenticidade e citação do diretor de criação da Land Rover, Gerry McGovern.
FS