A General Motors anuncia que 2023 será “o ano das picapes” para a marca Chevrolet no Brasil e confirma três lançamentos: a nova geração da Montana, a importação da Silverado e mais uma versão da S10. Embora a divulgação oficial seja escassa em informações, o AE conta o que se espera dessas novidades.
Em sua terceira geração, a Montana deixa de ser derivada de um hatch compacto (o Corsa na primeira e o Agile na segunda, que está em produção desde 2010): agora deriva da arquitetura do Tracker, o que a deixará bem maior, com porte semelhante ao da Renault Oroch, que mede 4.700 mm de comprimento.
Pela primeira vez haverá Montana de cabine dupla e quatro portas, configuração que poderá ser a única ou acompanhada de cabine simples para uso comercial. O motor turbo de 1 litro do Onix e do Tracker tem presença provável sob o capô e não seria surpresa a GM oferecer câmbio automático, uma vez que a Fiat Strada tem opção de CVT.
O esperado retorno da Silverado, que deixou de ser fabricada no Brasil em 2001, ocorre por importação dos Estados Unidos para competir com a Ram 1500 e a Ford F-150. Deverá vir com motor V-8 a gasolina, que pode ser de 5,3 litros e 360 cv ou 6,2 litros e 426 cv, conforme a opção da GM dentro do catálogo dos EUA, sempre com tração 4×4, câmbio automático de 10 marchas e cabine dupla.
Fica em aberto o que a Chevrolet planeja como nova versão para a S10. Sabe-se que essa será sua última novidade antes da estreia da terceira geração brasileira, derivada do mesmo projeto que acaba de render nos EUA as novas Chevrolet Colorado e GMC Canyon.
FS