O Opel Corsa, que deu origem ao modelo nacional da Chevrolet, completa 40 anos de produção na Europa. Lançado em 1982, o compacto já teve seis gerações por lá e vendeu 14 milhões de unidades, sem contar as oferecidas por outras marcas da GM mundo afora. O AE traz um breve histórico desse grande sucesso.
• Primeira geração (A) – Fabricada de 1982 a 1993, media apenas 3.622 mm de comprimento e tinha ótimo coeficiente aerodinâmico para seu porte: 0,36. De início vinha com 3 portas, mas versões de 5 (hatch), 2 e 4 portas (sedãs) também foram feitas. O esportivo GSi usava motor de 1,6 litro e 100 cv. Foram produzidos 3,1 milhões de unidades. No Reino Unido ele ainda não era Corsa: chamava-se Vauxhall Nova.
• Segunda geração (B) – A Opel a produziu de 1993 a 2000, mas outras marcas da GM a levaram bem além em outros países, como até 2009 na China e 2016 no Brasil pela Chevrolet com o sedã Classic. Desenhado por Hideo Kodama, o Corsa estava bastante arredondado e surgia com versões de 3 e 5 portas com traseiras diferentes. Outros mercados tiveram sedã de 4 portas, perua de 5 e picape. Freios com ABS e bolsas infláveis frontais vieram nessa fase. O GSi tinha motor 1,6 de 16 válvulas e 108 cv. Mais de 4 milhões ganharam as ruas pela Opel. Além desse nome e do nosso Chevrolet, foi chamado de Vauxhall Corsa (Reino Unido), Chevrolet Chevy e Monza (Mexico), Holden Barina (Austrália), Opel Vita (Japão) e Chevrolet Sail, Buick Sail e Jilin Jiangbei Meilu JJ7090 (China).
• Terceira geração (C) – Também desenhado por Kodama, durou de 2000 a 2006. Estava 100 mm mais longo e com maior distância entre eixos. O mais potente foi o GSi 1,8-litro de 125 cv. A Opel fez 2,5 milhões de unidades. No Brasil a Chevrolet o produziu de 2002 a 2012, incluindo o sedã e a picape Montana, que a Europa não tinha. Também foi Holden Barina, Opel Vita e Vauxhall Corsa.
• Quarta geração (D) – No Corsa D, feito de 2006 a 2014, voltava a diferença visual entre os hatches de 3 e 5 portas, sendo o primeiro mais esportivo no perfil e o segundo mais amplo (3.999 mm de comprimento). A plataforma era compartilhada com o Fiat Grande Punto, o Punto italiano, diferente do nacional nesse aspecto. O topo de linha foi o OPC Nürburgring com motor 1,6-litro turbo de 210 cv. A Opel fez 2,9 milhões desse Corsa, que teve versão pela Vauxhall.
• Quinta geração (E) – Produzido de 2014 a 2019, esse Corsa estava um pouco mais longo (4.021 mm) e oferecia comodidades como assistente de saída de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, volante e bancos aquecidos e central de áudio compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O mais potente OPC teve 207 cv, enquanto o GSI produzia 150 cv. A produção foi bem menor: 1,3 milhão de unidades dos hatches de 3 e 5 portas. A Vauxhall também o fabricou.
• Sexta geração (F) – Lançada em 2019, começou pela versão elétrica Corsa E, compartilhando plataforma e motor com o Peugeot 208. Entre as versões a combustão, a 1,2-litro turbo de 132 cv é a mais potente. Ele mede 4.060 mm de comprimento, sempre com 5 portas, e pode ter tela central de 10 pol., controlador de velocidade ativo e faróis com facho adaptativo. É oferecido também pela Vauxhall.
FS