A Mercedes-Benz apresenta o EQE SUV, um suve elétrico que corresponde ao GLE a combustão em termos de posicionamento na linha, ficando abaixo do EQS SUV entre os modelos a eletricidade. Trata-se do quarto modelo com a plataforma de elétricos da Mercedes, depois do citado suve e dos sedãs EQE e EQS.
Embora menor que o EQS, o novo EQE é amplo: 4.863 mm de comprimento, 1.940 mm de largura, 1.686 mm de altura, 3.030 mm de entre-eixos. O peso fica ao redor de 2,6 toneladas e há espaço para 520 litros de bagagem. Os faróis Digital Light podem projetar marcas e símbolos de aviso na estrada. O painel é tomado por telas, incluindo a parte diante do passageiro.
O EQE SUV chega com cinco versões. Com tração apenas traseira há o EQE 350+, com motor de 288 cv e alcance de até 590 km, enquanto o EQE 350 4Matic (mesma potência e alcance de 558 km) e o EQE 500 4Matic (396 cv e alcance de 550 km) usam tração integral. Os mais potentes são o Mercedes-AMG EQE 43 4Matic SUV, de 476 cv e alcance de 488 km, e o EQE 53 4Matic SUV, de 626 cv (que passam a 687 cv com o pacote AMG Dynamic Plus) e alcance de 470 km.
O primeiro dos AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, e o outro, em 3,5 s com o pacote opcional. As versões AMG incluem rodas traseiras esterçantes, suspensão a ar com controle eletrônico de amortecimento e rodas de 21 ou 22 polegadas. Freios carbocerâmicos são opcionais. No AMG 53, um atuador eletromecânico acopla e desacopla as barras antirrolagem a fim de controlar a inclinação em curvas sem causar desconforto em pisos irregulares. A bateria de 90,6 kW·h é a mesma em toda a linha e admite recarga de até 170 kW. Ela tem garantia de 10 anos ou 250.000 km.
O EQE SUV será fabricado em Tuscaloosa, no Alabama, nos EUA, a partir de dezembro.
FS