Os Estados Unidos ganham mais uma picape elétrica, e não é qualquer picape: em termos de requinte ou de potência, a Sierra EV Denali Edition 1 mostra que a divisão GMC da General Motors não veio ao segmento para brincar. A Sierra é uma “irmã” da Chevrolet Silverado e, tal como ela, ganhou desenho próprio em sua versão elétrica.
Além do prático porta-malas dianteiro, permitido pela ausência do tradicional motor V-8 no cofre, a Sierra EV tem uma abertura na chapa traseira da cabine que permite ampliar o comprimento útil da caçamba para 2,75 metros. No interior, o destaque é a tela de 16,8 polegadas da central de áudio. Comodidades incluem bancos com aquecimento e ventilação, painel digital, teto panorâmico e sistema de áudio Bose. O sistema de condução semiautônoma Super Cruise permite dirigir sem as mãos no volante em mais de 643.000 km de estradas compatíveis nos Estados Unidos e Canadá.
Derivada da mesma plataforma Ultium da GMC Hummer EV e da Silverado EV, a Sierra EV tem tração 4×4 e motor de 764 cv com o impressionante torque de 108,5 m·kgf no modo Max Power, o bastante para acelerar de 0 a 96,5 km/h em menos de 4,5 segundos. O alcance é de até 645 km e, com capacidade de carregamento rápido de 350 kW, a bateria pode ganhar 160 km de alcance em apenas 10 minutos.
A capacidade de carga é modesta (590 kg, menos que em picapes leves brasileiras), mas a de reboque chega a 4.300 kg. A GMC adotou também o sistema de rodas traseiras esterçantes, que reduz em muito o diâmetro de giro e permite à picape rodar em diagonal com as rodas esterçadas na mesma direção. A suspensão adaptativa admite ajuste da altura de rodagem em 50 mm. A Sierra EV Denali Edition 1 tem preços a partir de US$ 107.000 e as primeiras entregas programadas para o início de 2024. Mais tarde a picape elétrica terá versões menos luxuosas.
FS