Dentro do processo de pré-lançamento da nova Chevrolet Montana iniciado em setembro com uma visita ao Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba, SP, a GM soltou mais algumas informações nesta semana. Naquela ocasião eu já havia provocado o diretor de Marketing do Produto da GM, Rodrigo Fioco, sobre o que seria feito na caçamba item fundamental para uma picape.
Em entrevista exclusiva ao AE, ele revelou detalhes da motorização e confirmou o que eu já havia visto, ou seja, a picape muda de segmento, deixando de ser uma picape compacta derivada de veículo hatchback ou perua e passando ao segmento de “suve com caçamba”. Esse segmento foi inaugurado pela Renault Oroch em setembro de 2015 e que a Fiat Toro, lançada cinco meses depois, domina há anos. E na oportunidade Fioco exaltou os estudos inovadores que estavam sendo feitos para a caçamba da nova picape.
As informações desta semana mostram inovações nas dimensões da caçamba que deve trazer uma ótima relação entre altura, largura e comprimento. E estudos foram feitos para que a capacidade de carga atenda os anseios dos consumidores desse tipo de veículo, seja para uso laboral ou lazer.
A GM anuncia boa vedação contra poeira e água, mas ainda não revelou como serão os dispositivos de acomodação e amarração de carga. A tampa da caçamba será dotada do sistema de amortecimento para abertura, similar à mola a gás utilizada na S10, e diversos acessórios estão sendo desenvolvidos para melhor acomodação e distribuição de carga. A GM informa que a citada vedação também será inovadora, permitindo que a caçamba seja utilizada como se fosse um grande porta-malas. A conferir!
Fica ainda a curiosidade com os pontos de fixação de carga, sua distribuição e localização, visto que é item de vital importância para a usabilidade de uma picape. Mais informações e detalhes desse novo produto devem chegar em breve, pois a expectativa é lançamento no início do ano que vem
Na espiada por baixo do carro na ocisão da visita ao campo de provas identifiquei a utilização de eixo de torção com molas helicoidais na suspensão traseira. Porém, já tem gente criticando esse tipo de suspensão traseira para uma picape, esquecendo que a Montana utiliza esse tipo de suspensão desde seu lançamento em 2003 e sempre teve ótima capacidade de carga e desempenho dinâmico surpreendente. Tanto é assim que ela foi utilizada na Mil Milhas de 2004 e posteriormente no Campeonato Brasileiro de Endurance (conheça a história).
GB
Entrevista com Rodrigo Fioco, diretor de Marketing do Produto da GM