Estimado leitor ou leitora,
Mais um ano se encerra, desta vez sem o horror da pandemia da Covid-19, embora ainda não esteja completamente domada. Mas pode-se dizer que em 2022 a vida voltou ao normal, as atividades comerciais, industriais, escolares e de entretenimento restabeleceram-se e, o que é melhor, os empregos voltaram, embora ainda sem força do período anterior à pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde em 20 de março de 2020.
O mais notável foi o abastecimento — água, energia elétrica, combustíveis, alimentos — ter sido mantido, ao contrário das expectativas e ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, por exemplo, conforme relatos de pessoas que lá moram como o editor associado Juvenal Jorge, lá desde outubro de 2019 com sua família.
Devemos isso ao sistema de transportes e seus operadores, como motoristas em geral e motofretistas, que não esmoreceram na sua missão de manter as cidades brasileiras funcionando como se nada de anormal estivesse ocorrendo. Devemos também, claro, aos agricultores e pecuaristas, que não deixaram de cumprir suas missões.
No nosso negócio, o AE, sofremos bem pouco com a falta de carros para teste, mas esse quadro não durou muito. Do início da pandemia em março de 2020 a dezembro de 2020 tivemos 40 carros de teste, em 2021, 58, e este ano, 74. O que atrapalhou realmente foram os muitos lançamentos presenciais cancelados, substituídos por sessões pela internet, o que não é a mesma coisa. Mas, bem ou mal, atravessamos bem essa tormenta.
A equipe
Logo no começo do ano tivemos uma baixa. O editor de Notícias Augusto Botelho precisou parar por problema de saúde. No seu lugar entrou, em abril, Fabrício Samahá, o conhecido editor e publisher do Best Cars. mas um desentendimento de natureza funcional entre as partes levou à sua saída este mês. Mesmo caso de Renato Bellote, que não pertence ao quadro de editores desde novembro.
Estamos negociando com um jornalista para cuida de Notícias. Por enquanto é segredo, mas conheço-o desde de 1968, no Rui de janeiro (como eu, também se mudou para São Paulo), é autoentusiasta e conhece muito de automóvel, além de ter um belo texto. Já trabalhamos untos em duas revistas aqui em São Paulo. Tenho certeza de que você ira gostar dele.
No começo do ano chegou ao AE Chico Lelis com a coluna “Histórias & Estórias”. Conheço-o há muitos anos e fomos até colegas na GM — ambos gerentes de imprensa — desde que entrei em maio de 1997 a novembro de 2000, quando saí (ele continuou por mais alguns anos).
Nos bastidores, o webdesigner Eduardo Sardinha e sua assistente Patricia Milan continuam a bem-sucedida parceria iniciada em julho de 2014, quando o AE passou de blog a site, e desde dezembro de 2018 o eficiente e atento Thiago Pecorari cuida para que o AE se mantenha na rede mundial de computadores 24 horas x 365 dias.
O time do AE continua forte e coeso.
Perdas de 2022
Ao longo do ano houve 14 perdas de vidas direta ou indiretamente ligadas ao AE:
• Vic Elford, – 13/3 – piloto inglês de F-1 e esporte-protótipos – 86 anos – câncer
• Roberto Beccardi – 2/4 – engenheiro da GM, criador do motor 250-S – 84 anos – câncer
• Saulo Mazoni – 11/4 – fotógrafo profissional – aproximadamente 70 anos – câncer
• Luís Perez – 16/4 – jornalista – 50 anos – infarto
• Carlos Figueras – 4/5 – argentino, o mais importante jornalista automobilístico de lá – 75 anos – causa não informada
• Charles Marzanasco Filho – 16/6 – jornalista e ex-assessor de imprensa da Audi – 67 anos – câncer e Covid-19
• Mihail Gorbachev – 30/8 – artífice do desmantelamento da União Soviética – 91 anos – complicações de diabetes aguda
• Rainha Elizabeth II – 8/9 – 96 anos
• Philipp Schmidt – 30/9 – ex-diretor de engenharia da VW do Brasil – 91 anos – causas naturais – na Alemanha
• Claudio Demaria – 22/10 – ex-diretor de engenharia da Fiat/FCA/Stellantis – 68 anos – consequência de cirurgia de ablação da próstata
• Erasmo Carlos – 22/11 -cantor-expoente da Jovem Guarda – 81 anos – causa desconhecida
• Patrck Tambay – 4/12 – ex-piloto francês de F-1 – 73 anos – Mal de Alzheimer
• Carlos Brickmann – 1712 – jornalista – 78 anos – falência múltipla de órgãos
• Pelé – 29/12 – um dos maiores futebolistas do mundo, senão o maior – câncer de cólon
Mas também sabemos que o futuro do automóvel está se desenhando de uma maneira bem diferente. Seja pela eletrificação ou pelos serviços de mobilidade. No entanto ,temos certeza de que muitos futuros autoentusiastas nasceram em 2022 além dos meninos e meninas que já estão se formando nessa paixão.
Seguiremos firmes e fortes propagando o que nos move: o autoentusiasmo.
O AE lhe agradece por mais um ano de leitura e assistência de vídeos e lhe deseja a aos que lhe caros um Ano Novo proveitoso e feliz — e com muitos quilômetros rodados!
Com o nosso abraço,
Paulo Keller Bob Sharp
Editor-geral Editor-chefe