Faltando apenas cinco dias para a prova de rali-reide mais difícil do mundo, a equipe Toyota Gazoo Racing (TGR) Dakar montou seus três carros de corrida GR DKR Hilux T1+ no Sea Camp, ao norte da cidade saudita de Janbu. O próximo passo é um teste de rodagem completo para confirmar que tudo funciona conforme o esperado, antes de realizar as verificações finais e procedimentos administrativos do Dakar 2023.
O prólogo de 11 km para a prova, que é usado para determinar as ordens de largada para a primeira etapa, começará a ação durante a tarde de 31 de dezembro de 2022, antes do início da corrida no dia de Ano Novo de 2023, que tem 14 etapas, com um dia de descanso após a etapa 8.
A TGR defenderá o título conquistado pelo catariano Nasser Al-Attiyah e seu copiloto, o francês Mathieu Baumel, com GR DKR Hilux T1+ no começo deste ano. Esta foi a segunda vitória de Nasser e Mathieu para a equipe, e eles pretendem repetir o desempenho em 2023.
O companheiro de equipe Giniel de Villiers, da África do Sul, tem um dos melhores recordes do Dakar da história, tendo competido em vinte Dakars até o momento. Ele venceu a corrida em 2009 e subiu ao pódio mais sete vezes. Ele só terminou fora dos dez primeiros uma vez em 20 corridas, e vai buscar mais um bom resultado, novamente com o copiloto Dennis Murphy, também sul-africano.
Para a dupla sul-africana de Henk Lategan e o copiloto Brett Cummings, seus dois primeiros Ralis Dakar provaram ser experiências de aprendizado. Em sua primeira participação, em 2021, a dupla se acidentou durante a Etapa 5 do rali, resultando em uma clavícula quebrada de Lategan. Em 2022, eles se recuperaram e conquistaram duas vitórias de etapas.
O Dakar 2023 promete ser um dos mais difíceis até agora, com 14 etapas em vez de 10, como tem ocorrido ultimamente. Não apenas isso, mas o roteiro também se aventura mais no chamado “Canto Vazio” da Arábia Saudita, um deserto de cerca de 650.000 quilômetros quadrados que ocupa a maior parte do terço sul da Península Arábica e que atravessa parte da Arábia Saudita, Oman, Emirados Árabes Unidos e Iêmen. Acrescente-se a isso o dia de descanso, bem no meio da prova, bem como a eliminação dos pontos de descanso e reabastecimento entre as provas especais, indicando que o próximo rali será duro.
Posto isto, a GR DKR Hilux T1+ tem melhorado constantemente desde o último Dakar, vencendo o W2RC (Campeonato Sul-Africano de Rali-Reide) inaugural nas mãos de Nasser e Mathieu, e levando Giniel a mais um título no W2RC, que serve como uma da série de testes para a equipe. Com aprimoramentos na qualidade, confiabilidade e durabilidade do carro, a equipe está confiante de que construiu um carro ainda melhor do que o que venceu a corrida em 2022.
A rota para o próximo Rali Dakar começa no chamado Sea Camp, na costa noroeste da Arábia Saudita. Tanto o prólogo quanto o Estágio 1 serão realizados a partir daí, antes do Estágio 2 seguir para as impressionantes rochas e desfiladeiros ao redor de Alula. O próximo passo é o estágio 3 em direção a Ha’il, onde o acampamento permanecerá no local por três dias antes de mudar para Al Duwadimi por dois dias. O estágio 8 verá o rali chegar à capital saudita de Riad, para um muito necessário dia de descanso.
A partir daí, a rota continua em ruimo leste em direção a Haradh, antes de passar para o Canto Vazio nos últimos dias do evento. A Etapa Maratona deste ano — as equipes vão de acampamento para acampamento sem apoio no deserto, antes de voltarem no dia seguinte – ocorrerá perto do final da corrida e pode mudar o resultado do evento.
As etapas finais da prova levarão as duplasde Shaybah a Al-Hofuf, seguindo para a cidade de Dammam, no Golfo Pérsico. Embora as três etapas finais do rali apresentem distâncias inferiores a 200 km, os organizadores alertaram que essas etapas podem ser as mais difíceis do evento e que os competidores não devem ignorá-las por suas distâncias serem relativamente curtas.
O Dakar 2023 está programado para terminar em 15 de janeiro de 2023, na cidade de Dammam. Esta será a primeira visita do Dakar à cidade e também a primeira vez que o rali abrange toda a paisagem da Arábia Saudita de costa a costa.
AE