Conforme já havíamos antecipado, de acordo com informações do site corvetteblogger.com, o Corvette E-Ray foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (17/1), exatamente na mesma data em que há 70 anos, em 1953, foi feita a apresentação da primeira geração do icônico esportivo.
A cerimônia de lançamento da versão eletrificada foi realizada no rinque de patinação do Rockefeller Center, em Nova York, com direito a manobras radicais sobre a pista de gelo para demonstrar o desempenho dinâmico da tração integral, denominada eAWD.
Segundo Scott Bell, vice-presidente da divisão Chevrolet: “A escolha do local foi uma maneira de homenagear a cidade de Nova York, onde a Chevrolet apresentou há 70 anos a ideia do que um esportivo revolucionário, o que repete agora com o Corvette E-Ray eletrificado e com tração nas quatro rodas”.
O sistema híbrido do Corvette E-Ray 2024 combina o potente motor a combustão LT2 V-8 de 6,2 litros, 495 cv e 65 m·kgf de torque, com um único motor elétrico alimentado por bateria de 1,9 kW·h. Tanto a bateria quanto o motor elétrico são exclusivos deste modelo
É interessante notar que esta bateria, de pequeno porte para os padrões do segmento de eletrificados, indica que no E-Ray a eletrificação não tem a finalidade básica de buscar a proclamada eficiência energética ou um maior alcance quando no modo de condução EV.
Pelo contrário, a característica desta bateria, que possibilita taxas rápidas de carga e descarga, ajuda a aproveitar melhor os 160 cv e 17,3 m·kgf de torque do motor elétrico, que traciona as rodas dianteiras, o que somado a potência do V-8, que traciona as rodas traseiras, gera o total de 655 cv.
Com isso, o E-Ray vai de 0 a 96 km/h em apenas 2,5 segundos, o que faz dele o modelo mais rápido da linha Corvette superando, inclusive, a versão mais potente Z06, também na aceleração no quarto de milha (402 metros), na qual o E-Ray percorre em 10,5 segundos, um décimo mais rápido que o Z06.
Não há necessidade de carregamento plug-in da bateria no E-Ray. Ela é carregada pela energia regenerativa de inércia e frenagem, com o carro em movimento. O motor elétrico também controla o sistema Gerenciamento de Combustível Ativo do V-8, quando ele passa a funcionar com apenas 4 cilindros.
O E-Ray tem seis modos de condução: Tour, Sport, Track, Weather, My Mode e Z-Mode. O Track Mode permite que o E-Ray utilize de forma total e constante o sistema híbrido, auxiliado por alguns ajustes exclusivos no Gerenciamento de Tração para Desempenho.
Também tem outros dois modos relacionados ao sistema híbrido: Charge+, que maximiza a carga da bateria, e Stealth, que possibilita condução totalmente elétrica, quando selecionado na partida, com o E-Ray atingindo 70 km/h antes do motor V-8 entrar em funcionamento.
Além de ser acionado automaticamente quando a velocidade exceder os 70 km/h, o V-8 também entra em funcionamento quando o motorista pisa no acelerador bruscamente solicitando potência, além de ser ativado normalmente sempre que a carga da bateria esgotar.
O sistema inteligente eAWD está constantemente aprendendo a pista, para se adaptar às condições do piso e as necessidades de tração. Quando em condução rápida em trechos de baixa tração, o sistema aplica potência adicional às rodas dianteiras para aumentar a estabilidade do veículo.
O E-Ray tem a mesma configuração de carroceria do Z06, 91,5 mm mais larga do que a do Corvette Stingray normal. Isso permite montar pneus Michelin Pilot Sport 275 na dianteira e 345 na traseira, com a finalidade de maior eficiência no gerenciamento de torque.
Rodas de liga de alumínio com aro de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, têm desenho exclusivo, mas também são oferecidas, como opção, rodas em compósito de fibra de carbono. Discos de freio são carbocerâmicos, com pinças Brembo de seis pistões na dianteira e quatro pistões, na traseira.
O motor elétrico é compacto, preservando espaço no porta-objetos dianteiro. Mas pequenos ajustes foram feitos na suspensão para acomodar as semiárvores de tração dianteiras, incluindo novos topos de torre de molas e amortecedores, além de barra amarração para rigidez entre as torres.
No interior a configuração é igual á dos modelos da geração C8, com exceção dos novos botões Charge + e Stop / Start no console central. No entanto, o E-Ray tem um gráfico de inicialização exclusivo, que mostra ao motorista como está funcionando o fluxo de energia do sistema híbrido.
O aplicativo E-Ray Performance tem três arranjos de exibição: Medidores (exibe a potência dinâmica do motor elétrico e do motor V-8); Dyno (fornece gráfico de potência/torque em intervalos de tempo selecionáveis); Dados (mostra desempenho e eficiência do sistema elétrico).
Com 14 opções de pintura, incluindo os novos tons azul Riptide, cinza Seawolfe e Cacti, os clientes podem escolher diversos pacotes de acabamento interno, incluindo plástico reforçado com fibra de carbono, três opções de bancos e sete cores de interior, inclusive, o Artemis Dipped, um exclusivo tom cinza-esverdeado.
A GM não informou a data precisa em que o Corvette E-Ray será colocado à venda, mas é bem provável que até a metade do ano ele chegue aos salões de venda dos concessionários Chevrolet. Mas o preço básico sugerido já foi divulgado: 104.295 dólares, R$ 531.000 na conversão direta.
RM