A Mercedes-Benz está atualizando a atual geração de modelos GLE, lançada em 2018 e que se encontra na metade do ciclo de vida útil previsto. Todos os motores agora são eletrificados e decoração da cabine ficou mais requintada. A linha atualizada está prevista chegar às concessionárias da Europa a partir de julho.
A gama de motores agora está totalmente eletrificada. É composta por dois híbridos leves, com sistema de bateria 48 volts e gerador-motor de partida integrado (ISG), e também por modelos híbridos plug-in de quarta geração. A maioria deles vem agora com mais potência em relação às versões anteriores. O maior ganho foi de 40,8 cv nas versões GLE 400 e 4MATIC.
Nos híbridos plug-in têm um motor síncrono de 136 cv permanentemente excitado e que oferece potência combinada de 380 cv, bem como torque combinado de até 76,5 m·kgf. Com isso, os alcances foram ligeiramente aumentados, em até 110 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP, possibilitando que a maioria das viagens diárias possam ser feitas exclusivamente em modo elétrico.
O programa de tração híbrida aprimorado fornece o modo elétrico para as seções mais apropriadas da rota. Em percursos urbanos, por exemplo, o GLE prioriza o modo de propulsão elétrica, mas também pode rodar nesse em trechos off-road. Além disso, um carregador de 11 kW vem agora a bordo dos modelos híbridos plug-in para carregamento na rede elétrica doméstica ou numa wallbox trifásica. Um carregador rápido de 60 kW, corrente contínua) é opcional.
Outra novidade na linha GLE é o volante circular de última geração com botões nos raios horizontais. Por meio deles pode-se ajustar os retrovisores, tanto o interno quando os externos, sem tirar as mãos do volante. Outra característica que chama a atenção no interior são as saídas de ar no painel, que agora são de metal galvanizado, como no requintado Mercedes-Maybach GLS.
Uma série de alterações em detalhes externos procuraram conferir aos modelos GLE aparência mais atualizada. O para-choque dianteiro ganhou novo e imponente desenho, no qual se destacam as tomadas de ar nas laterais adornadas com aletas cromadas. O exterior AMG Line agora é padrão no GLE Coupé. Os elementos desta linha incluem a grade Diamond com inúmeras estrelas de três pontas cromadas.
Faróis de LED, de alto desempenho com dois pontos de luz e luz de rodagem diurna são de série, enquanto com os faróis Multibeam LED, com dois pontos de luz, são opcionais. Também foi redesenhado o interior das lanternas traseiras: no GLE, o conjunto luminoso é formado por dois blocos horizontais, enquanto no GLE Coupé são duas barras.
As rodas de liga de alumínio com cinco raios duplos e acabamento de alto brilho, otimizadas aerodinamicamente, serão oferecidas com duas opções de aro, 19” ou 20”. Na linha AMG elas também têm novo desenho e aro de 21”.
Os bancos vêm com revestimento em napa imitando couro. Para as cores no revestimento interno foram adicionadas as combinações de equipamentos bege Catalana/preto (GLE) e marrom Bahia/preto (GLE e GLE Coupé).
A linha GLE vem com o equipamento de áudio Burmester, que agora apresenta a configuração de som pessoal, bem como a experiência de áudio envolvente Dolby Atmos. Com o serviço “Música Online”, a Mercedes-Benz integrou de forma abrangente muitos provedores de streaming de música no seu sistema de infotenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), de última geração.
O Pacote de Assistência à Condução contém funções específicas como os assistentes de distância, de permanência na faixa e de leitura de placas de trânsito. Já o sistema de estacionamento com câmera 360° auxilia o motorista ao entrar e sair de vagas de estacionamento paralelas e perpendiculares. Outra novidade é a função “capô transparente”. Se o modo de direção off-road estiver ativado, o visor central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo, até mesmo o esterçamento das rodas, ajudando o dirigir em terrenos irregulares e íngremes.
RM