A 47ª edição da Rétromobile realiza-se esta semana (1 a 5) no Parque de Exposições da Porte de Versailles, em Paris. Em uma área com mais de 73.000 m², estão expostos veículos de todos os tipos, de todas as marcas e de todas as épocas, neste que é o mais tradicional evento mundial em recinto fechado dedicado ao antigomobilismo.
É tão importante que diversas marcas aproveitam para expor seus modelos, do passado e também conceitos do futuro. Este ano, além da Volkswagen, outros onze fabricantes estão presentes. Não poderiam faltar as marcas franceses: Citroën, DS, Peugeot e Renault (foto abaixo) estão lá, ao contrário do Salão de Paris, nenhum deles ignorou a Rétromobile.
A exposição aproveita para comemorar os 100 Anos da 24 Horas de Le Mans, que os franceses com muito orgulho consideram a mais importante competição automobilística. Por isso, o cartaz (foto de abertura) tem como destaque um Porsche 907, da década de 1960. Uma espécie de homenagem a marca mais vitoriosa na tradicional competição.
Em espaço especial denominado: “24 Horas de Le Mans, laboratório para novas tecnologias”, diversos modelos que participaram da competição, desde que ela foi criada em 1923, estão expostos. Inclusive, foi colocado em leilão um modelo Ferrari 250 LM, 1964, igual ao que venceu a prova em 1965, na última vitória da marca italiana em Le Mans.
Já a Porsche aproveita para comemorar 75º aniversário de sua fundação, como também os 60 anos do lançamento de seu modelo ícone, o 911. Além disso, também expôs o novo 911 Dakar e uma curiosa configuração do modelo 356, que em dezembro de 2021 atravessou a Antártica percorrendo 356 milhas sobre o gelo.
Para isso, o carro foi adaptado com esquis no lugar das rodas dianteiras e lagartas no lugar das rodas traseiras. Foi a última etapa de uma expedição realizada pela equipe Valkyrie, que viajou pelo mundo desde 2017 para protestar contra o tráfico de crianças. A causa nobre fez o 356, de 1956, viajar 32.000 quilômetros por seis continentes em quatro anos.
Outra curiosidade que chama a atenção é o primeiro “Concept-Char” da história. Um carro de bois, inspirado no mítico 2CV. Desenhado pela equipe de estilo Citroën, este veículo foi construído para o filme “Asterix & Obelix: The Middle Empire”, a mais recente obra cinematográfica com os famosos gauleses da história em quadrinhos.
Mas, além da Citroën, o Grupo Stellantis também prestigia o evento. A Peugeot aproveita para comemorar o 40º aniversário do 205. A DS que virou marca própria mostra o conceito DS E-Tense Performance e o DS 9 com 360 ??cv, mas também se voltou ao passado expondo um DS21 Injection e um protótipo SM.
E até o “lado italiano” da família Stellantis também prestigia o evento. A marca Alfa Romeo está representada por um charmoso modelo Giulia Super Sprint, de 1956, e um não tão charmoso Alfa Romeo SZ de 1989. Já a Fiat é representada por um Abarth 850 TC, de 1964, enquanto o Lancia Rally 037,1982, representa a outra tradicional marca de Turim.
Já a Renault também tem motivos para comemorar o 30º aniversário de lançamento do Twingo, a estrela do seu estande, dividindo espaço com antigos Renault 4 e R5 convertidos para tração elétrica. E também não perdeu a oportunidade de mostrar o conceito R5 turbo 3E, que apresentou no último Salão do Automóvel de Paris em setembro passado.
Em uma área reservada para a “vanlife”, a Volkswagen aproveita para mostrar sua tradição no segmento destacando três versões de seu icônico modelo Kombi Bus, incluindo um inspirado no filme “Little Miss Sunshine,” e mostra também a visão moderna do utilitário: o ID. Buzz, na variante utilitária Cargo, mas também a versão mista.
RM