Enquanto faz os preparativos para o lançamento do seu primeiro modelo hiperesportivo híbrido, o que deverá ocorrer brevemente, a Lamborghini aproveitou para fabricar as duas últimas unidades com o tradicional motor V-12 a combustão.
O cupê Invencible e o roadster Auténtica são modelos únicos e significam o “adeus” da marca de Sant’Agata Bolognese (desde 1998 pertencente ao Grupo Volkswagen pela Audi) à configuração clássica de motor 12-cilindros de aspiração atmosférica, que há 60 anos propulsiona os modelos topo da linha Lamborghini.
Em sua última versão este motor de ronco inconfundível, de 6,5 litros e potência de 780 cv, é do Lamborghini Aventador e agora também dos dois exclusivos superesportivos Invencible e Auténtica que, basicamente, indicam uma variação sobre o mesmo e emocionante tema.
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Os dois modelos foram desenvolvidos sobre a plataforma de compósito de fibra de carbono do Aventador e, além do motor V12, com os mesmos potência e torque, também compartilham a caixa de câmbio robotizada ISR (hastes dos garfos independentes) de sete marchas com tração nas quatro rodas.
As linhas destes dois esportivos exclusivos foram desenvolvidas pelos estilistas do Lamborghini Centro Stile, que buscaram inspiração em projetos anteriores da marca o Sesto Elemento, conceito de 2010, como no estilo aeronáutico do Reventón e a aerodinâmica do Veneno.
Por isso, o visual hexagonal, que caracteriza o design moderno da Lamborghini nas últimas duas décadas, é destacado de forma harmoniosa nos elementos visuais distintos, como o radical desenho dos faróis e das luzes traseiras com LED hexagonais.
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No capô, as entradas de ar foram baseadas nas do conceito Sesto Elemento. Os dois modelos têm saída de escapamento tripla montadas centralmente com ponteiras de Inconel, liga especial de aço de alto desempenho que foi desenvolvida pela indústria aeroespacial.
O interior de ambos os carros destaca linhas limpas, com um painel minimalista aprimorado por saídas de ar hexagonais impressas em 3D e nenhuma instrumentação no console, para enfatizar a leveza da cabine e focar a atenção no puro prazer de dirigir.
Embora nenhum número oficial de desempenho tenha sido fornecido pela Lamborghini é bem provável que a performance seja semelhante a do Aventador, com 0 a 100 km/h próximo de 2,8 segundos e a velocidade máxima de 352 km/h.
RM