Procurando reforçar ainda mais sua posição de liderança no mercado americano de suves, a Toyota está lançando o Grand Highlander 2024, uma versão maior e mais espaçosa do Highlander, que atualmente é o segundo suve mais vendido nos Estados Unidos, superado apenas pelo Toyota RAV4. Nos últimos dois anos foram vendidos mais 486 mil Highlanders somente no mercado americano.
Com mais espaço para a terceira fileira de bancos, o Grand Highlander vem para competir com o Chevrolet Traverse, Hyundai Palisade e Kia Telluride. O novo suve da Toyota, que vai ser apresentado no Salão do Automóvel de Chicago, evento que começa amanhã (11) e vai até o domingo (20), deverá ser lançado ainda este ano no mercado americano, mas o fabricante não definiu a data.
Projetado pelo Calty Design Studios, o departamento de estilo da Toyota nos Estados Unidos desde 1973, o Grand Highlander será produzido exclusivamente na fábrica da marca em Princeton, Indiana, e terá três opções de trem de força, incluindo uma configuração híbrida de 362 cv derivada do sedã Crown, mas por enquanto não existe previsão para uma versão totalmente elétrica.
Aproveitando a mesma plataforma do Highlander, que continuará em linha de produção, o Grand Highlander é 165 mm mais longo, com 5.115 milímetros de comprimento, 50 mm mais alto e cerca de 60 mm mais largo. Com 2.946 milímetros de entre-eixos, o novo modelo tem aproximadamente 100 mm a mais do que o Highlander neste detalhe.
Com as dimensões externas aumentadas, o Grand Highlander tem interior mais espaçoso, principalmente na área de carga e na terceira fila de bancos. Comparado com o Highlander, a seção traseira do novo modelo ganha 127 mm de espaço para as pernas (838 contra 711 milímetros). Há também 25 milímetros extra de altura livre na cabine e mais de 50 milímetros de espaço adicional para os ombros.
O Grand Highlander utiliza a mesma plataforma TNGA-K do Highlander, mas a Toyota informa que reforçou a estrutura com pontos de solda extras e adesivos adicionais para compensar as maiores dimensões. Isso também deve ajudar a reduzir o NVH — níveis de ruído, vibração e aspereza — o que, junto com o espaço interno expandido e conforto no rodar do Grand Highlander, foram aprimorados com a suspensão traseira multibraço redesenhada, que a Toyota diz ter adotado para maximizar o espaço na área traseira, além da dinâmica em movimento.
Mas a principal diferença é o trem de força híbrido exclusivo do Grand Highlander, denominado “Hybrid Max”, que é derivado do sedã Toyota Crown. Embora tenha sido reconfigurado para a maior solicitação de carga no Grand Highlander, especialmente para suportar a capacidade máxima de reboque de 2.270 kg, a configuração híbrida é semelhante com motor a combustão tracionando as rodas dianteiras e elétrico nas traseiras.
A Toyota, entretanto, não divulgou especificações técnicas mais detalhadas sobre o trem de força Hybrid Max de seu novo suve, exceto que a potência é de 362 cv e torque, de 55,3 m·kgf. Mas o modelo também terá mais duas ofertas de motorização, mais acessíveis, com motor a combustão.
Apesar de nenhuma informação adicional sobre estes motores, especula-se que serão os mesmos oferecidos no Highlander. Ou seja: um de 2,4 litros turbo e 265 cv, com câmbio automático epicíclico de oito marchas, e o outro, 2,5-litros com dois motores elétricos com potência combinada de 243 cv e câmbio CVT.
Como padrão nos modelos Toyota, o Grand Highlander vem com uma série de sistemas de assistência ao motorista, que incluem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência automática, assistência de conservação na faixa de rodagem e até mesmo monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal à retaguarda.
Três opções de acabamento serão oferecidas no Grand Highlander e em todas o sistema de infotenimento tem tela tátil de 12,3 polegadas, com espelhamento sem fio Android Auto eApple CarPlay. A Toyota não informou quanto custará o Grand Highlander ou quando será colocado à venda. Especula-se que a nova versão deverá custar de 43.000 a 56.000 dólares no mercado americano.
RM