A Porsche já está entregando as primeiras unidades do 911 Carrera T, para os mercados mundiais, Brasil inclusive. Esta nova versão do 911, com o “T” de Touring (Turismo), é definida pela marca como o “peso-leve” de seu icônico modelo e está posicionada entre o 911 Carrera e o 911 Carrera S. Segundo a fábrica, ele oferece experiência única de direção puramente esportiva.
A denominação 911 T surgiu pela primeira vez em 1967, quando a marca de Stuttgart ampliou o leque de ofertas ao lançar a linha 1968. O “T” era, na verdade, sucessor direto do 911 básico e a versão menos potente, com o motor de seis cilindros 2-litros de 110 cv. Além dele, tinha o 911 L, Luxo, com acabamento mais requintado e motor com 130 cv e o 911 S, Super, com acabamento do L, mas motor mais potente de 160 cv.
Apesar de menos potente, o “T” era mais leve, um detalhe importante na época para quem desejava um modelo esportivo em essência e foi produzido até 1973. Em 2017, a Porsche reviveu esta variante purista do 911 com o Carrera T, na 7ª geração (991). Desde então, o conceito de configuração despojada, mas basicamente esportiva, foi adotado nas outras linhas de modelos Porsche: 718 Cayman T, 718 Boxster T e o Macan T.
O novo Porsche 911 Carrera T, mantém algumas características originais da primeira versão, como a ausência de bancos atrás e volante de direção esportivo, além de vidros mais leves, bateria também mais leve e isolamento acústico reduzido para possibilitar menos peso. Outro detalhe nesse sentido é o câmbio manual, de sete marchas, 35 kg mais leve que o câmbio robotizado dupla-embreagem de oito marchas, opcional para esta versão.
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Equipamento de série do Carrera T, o câmbio manual conta com vetoração por torque e diferencial autobloqueante mecânico. Já o motor boxer de seis cilindros, 3 litros, biturbo, com sistema de escapamento de alto desempenho, entrega 385 cv e 45,9 m·kgf. A versão acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge 291 km/h, garantia de prazer e emoção ao dirigir.
A nova versão também vem de fábrica com o pacote Sport Chrono e suspensão ativa, que possibilita rebaixamento da altura de rodagem em até 10 milímetros. O Carrera T também pode ser encomendado com o eixo traseiro direcional opcional, que normalmente é reservado só para a versão Carrera S.
Externamente, o Porsche 911 Carrera T se destaca do restante da linha 911 com detalhes acentuados em cinza escuro. Elementos contrastantes, como os frisos dos retrovisores, logotipos exclusivos nas portas e na traseira, e frisos da tampa traseira na cor cinza Ágata. As rodas são do Carrera S em cinza Titânio, com aro de 20 polegadas e pneus 245/35R20, na dianteira, e aro de 21 polegadas com pneus 305/30R21 na traseira.
Internamente tem a opção dos bancos esportivos adaptativos, com18 ajustes elétricos, assim como bancos ainda mais esportivos e excepcionalmente leves com centros Race Tex. Os clientes que procuram mais distinção podem escolher o opcional pacote interior Carrera T, com cintos de segurança de seis pontos, nas cores contrastantes cinza Ardósia ou verde Lagarto.
Também é oferecida a opção de interior revestido em couro. Neste caso, os apoios de braços dos painéis das portas e do console central também são em couro, assim como o painel e os painéis das portas. Frisos em preto fosco e inserções decorativas em preto brilhante completam o interior do T. Os tapetes também oferecem o logotipo e a costura nas cores contrastantes verde Lizard e cinza Slate como opção.
Pesando apenas 1.470 kg, com o câmbio manual, o Carrera T é o mais leve da linha 911. Com isolamento interno reduzido, que destaca o som do motor boxer de seis cilindros ainda mais marcante no interior, o novo 911 Carrera T alia visual extrovertido e dinâmico, com o prazer de dirigir emocionante, conforme destaca o fabricante.
O 911 Carrera T já está nas concessionárias Porsche no Brasil e seu preço sugerido é R$ 815.000; O câmbio aqui é o robotizado dupla-embreagem somente.
RM