Demanda fraca, mudança de estratégia, novos conceitos, são várias as razões pelas quais modelos de veículos tem sua produção descontinuada. A bola da vez é o Jeep Cherokee, modelo fabricado desde 1974. O Grupo Stellantis informou, semana passada, que não só tirou o modelo de linha, como também fechou a fábrica de Belvidere, Illinois) inaugurada em 1965 e onde, desde 2017, só era produzido o Cherokee.
O primeiro Cherokee, série SJ, foi fabricado de 1974 a 1983. Suas linhas eram baseadas no Jeep Wagoneer, lançado em 1963, projeto do renomado estilista Brooks Stevens e que é considerado, por muitos especialistas, como o primeiro suve original, já que além do estilo de caminhonete, com quatro portas, também unia a tração integral com o câmbio automático.
No Cherokee foi feito redesenho no estilo original, só com carroceria de duas portas, janelas laterais traseiras fixas, além da porta de acesso ao compartimento de bagagem em duas partes verticaisl, como opcional. Anteriormente, uma versão de duas portas já era oferecida na linha Wagoneer, de 1963 a 1967, embora tivesse a mesma configuração de coluna e janela do Wagoneer de quatro portas.
A série SJ do Cherokee teve uma versão picape denominada Jeep Gladiator e era baseada na plataforma grande Jeep Wagoneer, que foi produzida com várias marcas até 1988, inclusive com montagem no México pela Vehículos Automotores Mexicanos (VAM) e na Argentina pela Industrias Kaiser de Argentina (IKA). O Gladiator também foi a base dos primeiros caminhões do Exército dos EUA do pós-guerra, adaptados para uso militar.
O sucessor da linha SJ foi o XJ, fabricado de 1984 a 2001, quando o Cherokee voltou a ter quatro portas. Esta versão chegou a ser comercializado no Brasil pela Chrysler. O XJ foi sucedido pelo Cherokee KJ/KK, fabricado e comercializado no mercado americano de 2002 e 2013, e que era denominado de Jeep Liberty nos mercados externos. Foi o primeiro modelo da linha Cherokee com construção monobloco.
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Em 2013 foi lançada a última geração do Cherokee, a KL, que foi fabricada até a linha 2023, lançada ano passado. Esta versão também chegou a ser fabricada na China, de 2015 a 2022. A Stellantis não informou qual modelo deverá ocupar a faixa do Cherokee no mercado americano, mas especula-se que poderá ser o Commander, projeto desenvolvido no Brasil e que também já é produzido na Índia. Seria uma alternativa interessante de modelo Jeep, com sete lugares, que ainda não tem no mercado americano.
RM