Conforme reportagem da publicação inglesa Car Magazine, a tradicional marca AC Cars está apresentando “virtualmente” uma nova versão, a sétima geração, de seu icônico modelo esportivo AC Cobra. Denominado AC Cobra GT Roadster, o projeto é uma releitura de estilo do modelo original AC Ace, criado na década de 1950 pelo engenheiro anglo-português John Tojeiro, e que foi revigorado e rebatizado como AC Cobra, pelo americano Carroll Shelby, na década de 1960.
O AC GT Roadster, à primeira vista, pode parecer um Cobra clássico, mas as linhas enganam. O fabricante afirma que o novo modelo não compartilha componentes com o Cobra antigo. É uma reconstrução completa com materiais leves, como o compósito de fibra de carbono, chassi de alumínio e tecnologia moderna. Mas o motor ainda é um tradicional V8, o Ford Coyote de 5 litros, só que a potência é de 663 cv e torque de 79,5 m·kgf, proporcionados por supercarregador. O modelo será oferecido com opção de caixa manual de seis marchas ou automática de 10 marchas.
O chassi tem um projeto moderno de spaceframe em alumínio de folha limpa e é mais longo, mais largo e mais forte do que o chassi tubular das gerações anteriores. A AC projetou o chassi em conjunto com a empresa italiana de engenharia Cecomp. Os construtores afirmam que o novo projeto, além de mais leve, baixou o centro de gravidade e melhorou a distribuição de peso, o que vai se refletir em mais estabilidade e melhor dirigibilidade.
Este chassi será coberto por uma carroceria de compósito de fibra de carbono, que foi cuidadosamente projetada para misturar elementos do modelo original com as necessidades atuais. Para isso, a AC recorreu à experiência da empresa de design italiana Icona que definiu o estilo do novo Cobra, com perfil muito parecido com o modelo original, mas as portas são maiores, há mais espaço interno e melhor ergonomia, além de faróis de LED e previsão para teto removível com comando automático.
Mas ainda não tem nenhuma unidade pronta e as ilustrações da reportagem são renderização de computador com software CAD. Os instrumentos do novo Cobra, como pode-se notar na imagem renderizada, destacam o visual analógico, mas com sistema que a AC chama de “Centro Avançado de Informações do Motorista”, que dá informações sobre temperatura do líquido de arrefecimento, pressão de gasolina e pressão do óleo. Um sistema semelhante ao do atual Ford Mustang.
Esta mistura de estilo clássico com conveniências modernas se destaca internamente bancos esportivos fixos, com acabamento em couro, cintos de segurança de quatro pontos e aros cromados. Além disso, a nova versão do Cobra virá com confortos como vidros elétricos, controle climático e um sistema de infotenimento. O fabricante estima que o modelo acelere de 0 a 96 km/h em 3,4 segundos e atinja velocidade máxima de 277 km/h.
A marca ainda não informou onde o novo Cobra será construído, embora planeje expandir suas operações de produção e desenvolvimento no Reino Unido. Recentemente a empresa estabeleceu uma nova sede em Donington, Lincolnshire. Os preços do novo AC Cobra GT Roadster começarão em torno de £ 285.000 (R$ 1,718 milhão na conversão direta), quando for colocado à venda no Reino Unido no mês que vem. As primeiras entregas devem ser feitas em 2024.
RM