Enzo Ferrari nunca deve ter imaginado que os carros de sua marca iriam se tornar verdadeiras obras de arte, de tão elevada apreciação, e que inclusive poderiam no futuro serem guardados em redomas de vidro. Pois esta premissa não está longe de se confirmar com base em um novo leilão, agora a cargo da RM Sotheby’s, que está colocando à venda um modelo Ferrari Enzo que destaca como “in the wrapper”. Ou seja, no embrulho.
A casa de leilões ressalta que o modelo tem apenas 227 km rodados, conforme indica o hodômetro, apesar de ter sido fabricado há cerca de 20 anos. Segundo o leiloeiro, o Ferrari Enzo, chassi número 132662, foi vendido para o Japão e permaneceu praticamente intocado neste longo período, sendo que nunca foi emplacado. E, por não ter sido devidamente licenciado, com certeza nunca deve ter rodado numa estrada ou mesmo em cidade.
A rodagem de apenas 227 quilômetros deve ter sido toda feita na pista de teste da Ferrari, em Fiorano, bem perto de Maranello, onde todos os modelos são devidamente testados e checados, antes de serem enviados aos clientes. Além disso, o esportivo ainda tem preservada boa parte das embalagens protetoras de fábrica, como as coberturas de plástico nas soleiras das portas e nos pedais do freio e acelerador. Uma fita adesiva enrola o plástico protetor da chave de ignição.
Outro detalhe interessante: o conjunto de três peças de malas de couro, desenhado especialmente para o modelo, também nunca deve ter sido desembrulhado. Além disso, o manual do proprietário, a capa do carro, chave-reserva, ainda estão intactos dentro da bolsa Ziploc, que acompanhava cada uma das 399 unidades fabricadas deste modelo, e que justamente homenageava o criador da marca.
Outro detalhe destacado pela casa de leilões é a cor exclusiva do modelo. Enquanto a maior parte dos Ferrari Enzo foi finalizada em vermelho Corsa, que era a cor base do modelo e, segundo consta, mais de 70% de todas unidades fabricadas. Alguns exemplares, entretanto, foram pintados em outras cores mediante solicitação como: amarelo Modena, preto Pastello e vermelho Scuderia sendo estas as opções mais comuns.
Um dos tons mais raros na paleta de cores, o prata Nürburgring 101/C, foi aplicado em apenas nove exemplares, menos de 2% da produção. Outra exclusividade: analisando detalhadamente os registros de produção e especificações desses nove carros em prata, apenas outro também recebeu um interior revestido em couro cru, sendo que a maior parte desta série especial tem revestimento em couro preto ou vermelho.
Agora, convenhamos: comprar um Ferrari para apenas admirar, como se fosse um quadro ou escultura, e não ter o prazer de acelerar esta “obra de arte mecânica”, com o exclusivo ronco do último supercarro Ferrari com o tradicional motor V-12 de aspiração atmosférica, 6 litros, 651 cv e 67 m·kgf, é um sinal de completa alienaçãp, mas nada de anormal em um mundo que está “eletrificado”.
RM