VW apresenta conceito de modelo elétrico mais acessível
Ao divulgar r4ecentemente seus planos de grandes investimentos na eletromobilidade, a Volkswagen também apresentou o modelo-conceito ID.2all (ID para todos), que segundo a empresa antecipa a proposta de desenvolvimento de um elétrico de menor preço espaçoso como o Golf, mas barato como o Polo, que deverá custar menos de 25.000 euros (equivalente a 141.500 reais) no mercado europeu.
O futuro modelo básico da VW será arquitetura MEB Entry aprimorada e terá tração dianteira apenas. Na proposta o motor elétrico deverá ter potência de 226 cv e alcance previsto de até 450 quilômetros pelo ciclo WLTP, além de recursos tecnológicos como o Travel Assist, um planejador de rotas para veículos elétricos.
Thomas Schäfer, executivo-chefe da Volkswagen Passenger Cars, declarou: “Estamos transformando a empresa rápida e fundamentalmente com o objetivo de atender nossos clientes oferecendo tecnologia de ponta em combinação com design fantástico, uma transformação em ritmo rápido para também oferecer a mobilidade elétrica às massas.”
A versão de produção do ID.2all é um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Mas a marca também já está estudando o projeto de carro elétrico com preço inferior a 20.000 euros. Com isso, pretende alcançar uma participação de 80% no segmento de carros elétricos na Europa na segunda metade desta década.
Fabricante chinesa desiste de hiperesportivo híbrido
O Hongqi S9, hiperesportivo que teve seu protótipo apresentado com grande destaque no Salão de Xangai, em 2021, ao que parece não deverá entrar em produção. O modelo projetado pela Silk EV da Itália, e que estava sendo desenvolvido em conjunto com a fabricante chinesa FAW, para a marca de modelos esportivos eletrificados Hongqi, foi abruptamente interrompido devido a desistência dos chineses.
O projeto, no qual estava previsto investimento de mais de um bilhão de euros (R$ 5,6 bilhões) conforme no contrato de uma joint-venture criada em fevereiro de 2021, contava com a contribuição do consagrado designer italiano Walter de Silva, que definiu o estilo, e do também projetista italiano Gian Paolo Dallara, que estava colaborando no desenvolvimento da estrutura em compósito de fibra de carbono.
O Hongqi S9 deveria ser fabricado na região de Emilia-Romagna, onde fica a sede da Silk EV. Além da unidade de produção, um centro de pesquisa e desenvolvimento também foi planejado no endereço italiano. O modelo seria dotado de um motor V-8 a gasolina de 4 litros em combinação com um sistema híbrido com potência total de 1.400 cv, para ser capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 1,9 segundo e alcançar velocidade máxima de mais de 400 km/h. O preço previsto era de 1,4 milhão de dólares. (R$ 7,35 milhões),
Conforme relatou a agência de notícias Reuters, a FAW não pretende mais fabricar na Itália e, este foi o motivo para a quebra do acordo. Mas, provavelmente, os chineses estão se retirando do projeto por outro motivos. Especula-se que a Silks Sports Car Company, que pertence a uma empresa de Dublin, Irlanda, com um único dono que está sendo procurado no paraíso fiscal das Ilhas Cayman, sob investigação das autoridades fiscais italianas por possível fraude em subsídios.
BMW desenvolve projetor de dados no para-brisa todo
Os modelos BMW da “Neue Klasse”, a nova geração da marca bávara que estão sendo em desenvolvimento e que devem ser lançados a partir de 2025, já virão com o projetor de dados (head-up display) BMW Panoramic Vision, apresentado no conceito i Vision Dee, exposto no Consumer Electronics Show (CES) 2023 em Las Vegas, e que utiliza a largura total da borda inferior do para-brisa para passar informações para o motorista.
Este sistema será uma das tecnologias de vanguarda que a BMW vai introduzir em sua próxima geração de veículos. “O para-brisa vai se tornar uma grande tela com essa nova tecnologia BMW Panoramic Vision, abrindo possibilidades completamente novas para o design de nossos veículos”, disse Frank Weber, executivo de Desenvolvimento da BMW.
O executivo explicou: “A projeção e a cabine estruturada de forma significativamente mais clara vão proporcionar uma nova sensação de espaço e direção. Tanto que é o motorista que decide se quer a informação apenas no seu campo de visão ou que todos os ocupantes possam vê-la. Isto vai tornar a experiência de dirigir mais segura e pessoal.”
Para garantir que todos os ocupantes possam ver claramente o conteúdo, o BMW Panoramic Vision exibe as informações relevantes para o motorista e passageiros com maior intensidade de luz em contraste na área escura da borda inferior do para-brisa. Isso significa que, ao contrário dos sistemas projeção de dado existentes, a exibição não será transparente.
No entanto, uma projeção de dados tradicional ainda permanece, com marcadores de faixa projetados no para-brisa acima da referida faixa preta. A BMW diz que novos recursos de mídia e entretenimento para todos os passageiros serão detalhados futuramente, com outros desenvolvimentos do iDrive para serem utilizados futuramente na Neue Klasse da marca.
RN