A Renault está aproveitando a comemoração dos 40 anos do lançamento da primeira geração do minivan Espace, para apresentar a sexta geração desta linha, uma das mais populares da sua gama. Mas, agora, o Espace virou um suve grande, de sete lugares, com estilo bastante semelhante ao do Austral, o suve médio que a marca lançou no ano passado como modelo 2023.
A nova geração do Espace está programada para ser lançada na Europa em meados deste ano e será hibrida, com o trem de força E-Tech full hybrid de 200 cv (potência total) proporcionados por motor a gasolina 3-cilindros de 1,2 litro, turbo, de 130 cv, e dois motores elétricos, um principal que gera mais 70 cv e outro, secundário, alternador/motor de partida, são alimentados por bateria de íons de lítio de 400 volts. O secundário, de 25 cv, é o que dá partida ao motor e joga potência no motor a combustão em situações como acelerações como ultrapassagens. O câmbio é automático de 7 marchas. Segundo a Renault, o novo Espace pode rodar até 22 km com 1 litro de gasolina (ciclo WLTP), o que é suficiente para alcance de até 1.100 km com o tanque de gasolina de 55 litros.
Desenvolvido na plataforma modular CMF-CD da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o novo Espace tem 4.720 milímetros de comprimento (210 mm a mais que o Austral), com 1.830 mm de largura e 1.640 mm de altura, enquanto o entre-eixos é de 2.740 mm. Com isso, o comprimento dentro da cabine é de 2.480 mm possibilitando espaço para até sete lugares.
O frontal do novo Renault Espace incorpora os elementos de estilo tanto do Austral como do novo Mégane elétrico, com faróis de LED em forma de C, grade quadriculada com acabamento Esprit Alpine, barras verticais e novo para-choque dianteiro. No design destacam-se nervuras que percorrem do capô pelas laterais da carroceria e também tampa na traseira.
A linha do teto termina em um pequeno defletor e as lanternas traseiras são as mesmas do Austral, com faixas de LED iluminando quase toda a largura da tampa traseira, que tem comando de abertura motorizada de série. No novo Espace as rodas tem aro de 19 ou 20 polegadas, conforme a versão em três níveis de equipamento: Techno, Esprit Alpine e Iconic.
Internamente o novo Espace é modular podendo vir com cinco ou sete lugares. Os bancos da segunda fila deslizam para a frente e podem ser dobrados para abrir espaço. A sensação de espaço é ampliada com luz natural proporcionada pelo teto panorâmico de vidro com 1.330 mm de comprimento e 840 mm de largura., nada menos 1,11 m² de área.
O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas tem tela tátil, o projetor de dados no para-brisa tem 9,3 polegadas, enquanto a tela de infotenimento é de 12 polegadas. A coluna de direção, com destaque para o volante ovalado, incorpora o comando de diversas funções, como o seletor de marchas ou o seletor do modo de condução.
O novo Espace também será oferecido em três níveis de acabamento interno: Techno, Esprit Alpine e Iconic. O Techno tem estofamento feito em tecido de materiais reciclados, enquanto os outros dois tem inserções de Alcantara com costura azul, além do logotipo A em forma de seta nos apoios de cabeça.
Aa versões Esprit Alpine e Iconic contam com o 4Control Advance, o esterçamento das rodas traseiras para maior manobrabilidade. Até 50 km/h as rodas traseiras esterçam em sentido oposto ao das dianteiras em até 5 graus. A partir dessa velocidade elas esterçam no mesmo sentido das dianteiras, porém até 1 grau. Na condição de esterçamento contrário de 5 graus, o diâmetro mínimo de curva é de 10,4 metros, contra 11,4 metros quando as rodas traseira não esterçam.
O trem de força híbrido E-Tech têm arquitetura “paralela em série” e a caixa de câmbio automática multimodo é derivada da Fórmula 1 combinando duas marchas para a tração elétrica e quatro para o motor de combustão interna. Assim, possibilita 15 modos possíveis de combinação para maximizar a redução de CO2 e de consumo. A Renault anuncia 80% de tempo de condução na cidade apenas com eletricidade, além de economia de combustível de até 40% proporcionado pelo sistema hibrido.
O câmbio automático multimodo inteligente seleciona a melhor opção para o trem de força híbrido: totalmente elétrico (somente o motor elétrico aciona as rodas); híbrido dinâmico (o motor a gasolina e os elétricos em função combinada para acionar as rodas); e-drive (o motor elétrico traciona as rodas, enquanto o motor a gasolina carrega a bateria); IC (somente o motor a gasolina atuando, tracionando as rodas e/ou carregando a bateria) e regeneração (as rodas acionam o motor elétrico, que carrega a bateria).
RM