A Volkswagen aproveitou o Salão de Xangai para apresentar o ID.7, o novo modelo elétrico e o primeiro modelo da marca para a classe média alta, com foco no mercado chinês, o principal no segmento de eletrificação atualmente e no qual a marca Volkswagen vem perdendo participação ano a ano, apesar de ter sido o primeiro grande fabricante ocidental a investir na China e já estar produzindo veículos lá há quase 40 anos.
Desenvolvido com a versátil plataforma MEB EV do Grupo VW e com alcance de até 700 quilômetros (WLTP), o ID.7 é um sedã confortável que se destaca no interior espaçoso e tecnologias premium. Com quase cinco metros de comprimento, o modelo é destinado a viagens longas e tem como meta abrir um novo segmento para a família ID, conforme divulgou a Volkswagen.
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O design destaca a linha de cupê fastback com quatro portas. Aliás, cinco se considerarmos a ampla tampa (liftback) de acesso ao porta-malas. Esta silhueta também apresenta baixíssimo coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,23, um dos menores entre os modelos elétricos à venda atualmente, só ficando atrás do Hyundai Ioniq 6, com 0,22, e empatado com o Tesla Model 3. Baixa resistência aerodinâmica é um detalhe muito importante para eficiência de elétricos.
Com esta característica, a Volkswagen informa que o alcance é de 480 quilômetros (EPA) com bateria de 77 kW·h, mas o modelo também terá a opção de bateria maior, de 86 kW·h, e que pode ter alcance de até 700 quilômetros. A Europa também terá a opção de uma bateria maior. Com 286 cv, é o motor elétrico mais potente e de maior torque da família ID até agora. Esta potência é independentemente do tamanho de bateria escolhido.
O motor tem novo projeto de síncrono permanente com ímãs mais fortes e um estator maior do que o usado no ID.4 e nos outros VW EVs, já lançados. Outra novidade é o que a Volkswagen está denominando de “caixa de câmbio de dois estágios e 1 velocidade”. Ainda, conforme especulações, o ID.7 deverá ser lançado inicialmente apenas com tração traseira.
A capacidade de carregamento de 170 kW significa melhoria com relação ao máximo de 135 kW do ID.4, o que garante carregamento CC mais rápido, porém ainda inferior à de modelos com os quais deve concorrer. A plataforma MEB EV tem suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço e vem exclusivamente com amortecedores adaptativos da Volkswagen.
Outro detalhe a destacar é o novo teto solar panorâmico de vidro inteligente, com sistema regulável eletronicamente, que pode ter alternadas as configurações de iluminação externa opacas ou transparentes por controle de toque. Como muitas outras funções no ID.7, o teto também pode ser operado por meio de comandos de voz naturais, isso ocorre usando o novo assistente de voz IDA.
A tela de 15 polegadas centralizada sobre o painel, mas voltada para o motorista, permite controlar quase tudo. Segundo o fabricante é um novo conceito de operação e exibição e que está sendo introduzido no ID.7. Outro detalhe é projetor de dados no para-brisa de realidade aumentada, um novo conceito operacional de ar condicionado integrado no sistema de infotenimento, e controles deslizantes de toque retroiluminados.
O Travel Assist pode assumir o controle lateral e longitudinal do ID.7 conforme necessário. O recurso foi desenvolvido em conjunto com a Cariad, empresa de software do Grupo VW. Se desejado, o ID.7 também pode usar o Travel Assist para auxiliar na mudança de faixa assistida em autoestradas com várias faixas em velocidades acima de 90 km/h. O motorista monitora isso, mas o esforço de dirigir é significativamente reduzido.
Para estacionar, o Volkswagen ID.7 pode realizar manobras assistidas de forma independente de diferentes maneiras. Uma delas é o estacionamento com função de memória a uma distância de até 50 metros. Para isso, o motorista permanece sentado no ID.7 ou monitora o processo de estacionamento do lado de fora do veículo por meio do aplicativo para smartphone.
A Volkswagen informou que o ID.7 será lançado no outono do hemisfério norte na China e na Europa, mas no mercado americano ele só deverá chegar em 2024. O modelo será fabricado na China para os mercados do oriente e também na fábrica recentemente reformada em Emden, no norte da Alemanha, perto da fronteira com a Holanda, que vai produzir para os mercados europeu e americano.
RM